Queda de árvore causada por temporal mata mais de 300 periquitos no Maranhão

Aves se abrigavam na árvore que caiu depois de chuva acompanhada de rajadas de vento

Algumas aves que sobreviveram conseguiram voar, enquanto outras foram capturadas pela população

Mais de 300 periquitos morreram após a queda de um eucalipto em Lajeado Novo, no Maranhão, na terça-feira (27). Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os animais se escondiam de chuva forte, que derrubou a árvore.

Moradores relataram ao órgão que a chuva foi acompanhada de fortes rajadas de vento. Das aves que estavam abrigadas na árvore no momento do temporal, algumas ficaram feridas e outras conseguiram voltar a voar. As mais debilitadas foram capturadas por moradores da região.

Leia também

O ICMBio foi acionado na manhã de quarta-feira (28) e pediu que a população entregasse as aves capturadas. O órgão conseguiu resgatar 32 periquitos com vida.

Os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de São Luís, onde receberam tratamento. Do total de animais resgatados, 24 estão vivos e em recuperação.

Após a recuperação, o objetivo do ICMBio é reintroduzir as aves na natureza. Segundo a entidade, o estado dos periquitos é delicado: alguns apresentam fraturas e hemorragias internas.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...