O presidente dos Estados Unidos Donald Trump publicou nesta sexta-feira (6) um vídeo sobre supostas fraudes eleitorais em que o casal Barack e Michelle Obama aparece como macacos com a música “The Lions Sleep Tonight”, conhecida pelo filme “O Rei Leão”.
O trecho que apresenta o ex-presidente do país e a esposa não tem direta conexão com o teor do vídeo publicado na rede social Truth Social, plataforma administrada pelo grupo de empresas do presidente. O vídeo é uma reprodução do perfil no X, antigo Twitter, @xerias_x, que realiza diversas montagens em apoio ao republicano.
A acusação principal realizada é acerca de fraudes relacionadas à eleição disputada entre Trump e Joe Biden, realizada em 2020. Segundo o vídeo, uma interrupção na contagem dos votos teria prejudicado o desempenho do atual presidente e privilegiado Biden, que teria apresentado picos após a retomada.
O comitê de imprensa do governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse em nota publicada no X que o vídeo apresenta um “comportamento repugnante por parte do presidente” e pede que “todos os republicanos [apoiadores do partido de Trump] denunciem o vídeo”.
O ex-conselheiro adjunto de segurança nacional dos EUA, Ben Rhodes, aliado de Barack Obama, também se posicionou por meio do X. “Que Trump e seus seguidores racistas se lembrem de que, no futuro, os americanos acolherão os Obamas como figuras queridas, enquanto o analisarão como uma mancha em nossa história”, apontou.
Em fevereiro é comemorado o mês da história negra nos Estados Unidos, celebrado em publicação do ex-presidente que apresenta diversas figuras históricas do país em vídeo. Barack Obama foi o primeiro presidente negro dos EUA, eleito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012.
Durante evento em novembro que apoiava a candidata ao governo de Nova Jersey, Mikie Sherrill, Obama disse que o governo de Trump “é como se todo dia fosse Halloween, só que só tem travessuras e nada de gostosuras”.
(Sob supervisão de Alex Araújo)