CEO do Washington Post deixa cargo após onda de demissões no jornal

O pedido de demissão ocorre dias após a empresa iniciar um corte em massa, que deve afetar diretamente 267 jornalistas

Lewis escreveu, na mensagem oficial, que precisou tomar “decisões difíceis” ao longo do período em que esteve no cargo.

O editor-executivo e CEO do jornal estadunidense The Washington Post, William Lewis, anunciou no último sábado (7) a sua saída do cargo. O pedido de demissão ocorre dias após a empresa iniciar um corte em massa, que deve afetar diretamente 267 jornalistas — o equivalente a cerca de 30% do quadro atual de profissionais do veículo.

A informação foi repassada aos funcionários por meio de um e-mail e também compartilhada nas redes sociais pelo atual chefe do escritório da Casa Branca do Washington Post, Matt Viser.

Leia também

Lewis escreveu, na mensagem oficial, que precisou tomar “decisões difíceis” ao longo do período em que esteve no cargo. “Após dois anos de transformação no The Washington Post, agora é o momento certo para me afastar”, afirmou.

Ele também agradeceu ao proprietário do jornal e CEO da Amazon, o bilionário Jeff Bezos, “pelo apoio e liderança durante meu mandato como CEO e publisher”.

Lewis assumiu o cargo de CEO do Washington Post em 2023, sucedendo Fred Ryan, que liderou o jornal por quase uma década. A contratação por Bezos tinha como objetivo melhorar a situação financeira do grupo.

Antes de chegar ao Post, Lewis ocupou os cargos de CEO da Dow Jones e editor do The Wall Street.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...