Ouvindo...

Após recepção calorosa de Charles III, Trump se reune com Keir Starmer no Reino Unido

Embora sejam afastados ideologicamente, Starmer tentou estabelecer uma ponte entre Trump e outros aliados europeus, principalmente devido à guerra na Ucrânia

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer (à direita), e o presidente dos EUA, Donald Trump (à esquerda), apertam as mãos enquanto Starmer conclui sua declaração de abertura e entrega a Trump em um evento empresarial no Chequers, em Aylesbury, região central da Inglaterra, em 18 de setembro de 2025, no segundo dia da segunda visita de Estado do presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta quinta-feira (18) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, para discutir relações comerciais e os conflitos em Gaza e na Ucrânia.

Nesta quarta (17), ele havia se encontrado com o Rei Charles III, após uma grande recepção feita pela família real. Em seguida, embarcou em seu helicóptero em direção à casa oficial do premiê, em Chequers, a 70km de Londres.

Em sua segunda visita ao Reino Unido, Trump não foi a Londres, que foi palco de protestos contra o republicano.

Embora sejam afastados ideologicamente, Starmer tentou estabelecer uma ponte entre Trump e outros aliados europeus, principalmente devido à guerra na Ucrânia.

Leia também

No encontro, Starmer, deve defender a necessidade de reforçar o apoio a Kiev e aumentar a pressão sobre a Rússia. Eles também devem conversar sobre a guerra em Gaza, assunto o qual não são alinhados ideologicamente.

Eles também devem conversar sobre questões econômicas, como participações de executivos em eventos e recepções e o anúncio de investimentos.

Trump e Starmer assinaram, inclusive, um acordo para impulsionar a cooperação de seus países nos campos de inteligência artificial, computação quântica e energia nuclear.

O premiê britânico também quer fazer um acordo melhor com o norte-americano sobre o tarifaço.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.