Ouvindo...

Exército de Israel tenta expulsar civis de Gaza enquanto ofensiva terrestre continua

Duas divisões do exército avançam em direção ao centro da cidade de Gaza; hospital infantil al-Rantisi foi um dos alvos

Um relatório da comissão de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que Israel vem cometendo genocídio em Gaza

As tropas israelenses prosseguiram com a ofensiva terrestre na cidade de Gaza nesta quarta-feira (17). Em meio aos ataques, as Forças de Defesa de Israel (IDF) estimularam a fuga de civis para áreas ao Sul do território e uma rota de fuga foi aberta pela Rua Salah al-Din’.

Ainda nesta quarta-feira (17), as Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que realizaram 150 ataques aéreos e de artilharia antes da operação terrestre que começou na manhã de terça-feira (16). Além disso, duas divisões do exército avançam lentamente em direção ao centro da cidade.

Leia também

De acordo com o jornal The Guardian, espera-se que uma terceira divisão se junte a elas nos próximos dias. Em meio aos bombardeios, o hospital infantil al-Rantisi, na Cidade de Gaza , foi atingido na terça-feira à noite. De acordo com o Ministério da Saúde Gaza, metade dos 80 pacientes do hospital conseguiram fugir do prédio.

O restante, no entanto, permaneceu no local. O que inclui quatro crianças em terapia intensiva e oito bebês prematuros. Ataques noturnos mataram 16 pessoas, de acordo com hospitais locais, o que elevou o número total de palestinos mortos em dois anos de guerra para 65 mil.

Ainda nesta terça-feira, um relatório da comissão de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que Israel vem cometendo genocídio em Gaza. Em meio a ofensiva, milhares de famílias percorreram o trajeto ao longo da estrada costeira que leva ao sul da Cidade de Gaza tentando fugir dos ataques israelenses.

O exército israelense estima que, dos milhões de palestinos que vivem na Cidade de Gaza e arredores, 350 mil pessoas partiram e se mudaram para o Sul no último mês. Já a estimativa da ONU é de 238.000, o que inclui cerca de 50.000 nas últimas 48 horas.

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas