Ouvindo...

Príncipe Harry faz visita surpresa a Kiev e encontra veteranos de guerra

Duque de Sussex esteve na capital ucraniana para apoiar soldados feridos e reforçar o trabalho da Fundação Invictus Games

Harry esteve na Ucrânia acompanhado por membros da Fundação Invictus Games, organização que apoia militares feridos

O príncipe Harry, do Reino Unido, viajou de surpresa a Kiev na sexta-feira (12) e se reuniu com veteranos de guerra ucranianos. A visita aconteceu no Museu Nacional de História da Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial, onde ele conversou com soldados feridos pela invasão russa.

Harry esteve acompanhado por membros da Fundação Invictus Games, organização que apoia militares feridos. Segundo o The Guardian, o objetivo da viagem foi apresentar planos de ajuda aos veteranos ucranianos. “Não podemos parar a guerra, mas podemos fazer tudo o que pudermos para contribuir com o processo de recuperação”, declarou o príncipe ao jornal britânico.

Leia também

De acordo com a empresa estatal de transporte ferroviário ucraniana, ele chegou à capital em um trem noturno. Nas redes sociais, a companhia publicou: “O príncipe Harry, duque de Sussex, chegou a Kiev de trem para testemunhar em primeira mão a destruição causada pela invasão em larga escala da Rússia”.

Além do encontro com cerca de 200 veteranos, Harry tinha na agenda uma reunião com a primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko. A visita também coincidiu com a chegada da ministra britânica das Relações Exteriores, Yvette Cooper, em sua primeira viagem internacional no cargo.

O duque de Sussex, que completa 41 anos na segunda-feira (15), esteve antes no Reino Unido, onde participou de homenagens à rainha Elizabeth II, de eventos beneficentes e se encontrou com o pai, o rei Charles III, após quase dois anos sem contato. O reencontro aconteceu na Clarence House, em Londres, no último dia 10.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.