Qual é a diferença entre therian e furry? Conceitos costumam ser confundidos

Enquanto um está relacionado a expressão artística, o outro se baseia em uma suposta identidade

A experiência furry está ligada ao universo do cosplay e à expressão artística

Apesar de muitas vezes serem colocados no mesmo grupo, therian e furry não significam a mesma coisa.

Os chamados furries fazem parte de uma subcultura que aprecia personagens animais com características humanas. Eles costumam participar de eventos, produzir artes, criar personagens próprios e usar fantasias conhecidas como fursuits. A experiência está ligada ao universo do cosplay e à expressão artística.

Leia também

Já o therian afirma ter uma identificação interna e parcial com um animal real, que vai além da fantasia. Para esse grupo, não se trata apenas de vestir uma roupa ou interpretar um papel, mas de uma percepção de identidade.

A distinção ganhou ainda mais visibilidade quando histórias como a de Toco, um japonês que viralizou ao viver como um cachorro da raça collie, chamaram atenção internacional. O debate se intensificou nas redes, principalmente no TikTok, levantando questionamentos sobre comportamento e limites entre expressão pessoal e realidade.

Entre os relatos mais comuns estão pessoas que se reconhecem como cães, gatos e raposas. Até o momento, os casos identificados, no caso dos therians, envolvem apenas mamíferos. Com o crescimento das redes sociais, a comunidade passou a ganhar mais visibilidade, mas também sofre críticas, tornando o tema alvo de discussção entre os que apoiam e os que veem como problema psicológico.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.

Ouvindo...