Ouvindo...

Peixe camuflado provoca desmaios no Reino Unido

Autoridades emitiram alerta para informar sobre presença do peixe-aranha em algumas áreas e cuidados com o animal

Pequenino, peixe-aranha tem veneno potente

Banhistas que caminham tranquilamente em praias de Gales, Plymouth, Cornwall e Kent têm sido vítimas do peixe-aranha. Pequeninos, com tamanho de até 18 cm, eles se escondem na areia em busca de presas — como camarões e peixes pequenos.

Só que, mesmo enterrados, seus olhos e espinhos ficam expostos. Por terem cor semelhante à da areia, não são detectados facilmente a olho nu. Inicialmente, a dor é suave e lembra a sensação de pisar em uma rocha ou em uma concha pontiaguda. Quase imediatamente, entretanto, ela evolui para uma dor intensa e difícil de suportar, com alterações da pele local, que fica vermelha e inchada.

Esse veneno potente liberado por seus ferrões não é fatal, mas tem feito as vítimas desmaiarem de dor quando feridas por ele. “A reação depende do tamanho do peixe, da forma como o banhista pisa nele e de como o corpo reage ao veneno”, diz Beau Gilet, supervisor do centro de salva-vidas britânico, ao Daily Star.

O efeito pode durar entre 12 e 24 horas, e é bastante forte em crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada. Para evitar ser atingido, o ideal é usar sapatos apropriados para a água e arrastar os pés para se locomover dentro d'água — já que isso espanta os animais.

Quem estiver na área de risco e for atingido pelo animal, deve procurar auxílio médico. Ferrões presos ao local não devem ser tocados com as mãos e precisam ser retirados com pinças e tesouras. Além disso, é recomendável lavar a área atingida com água quente (acima de 40ºC) por pelo menos meia hora para diminuir a presença do veneno no local.

Os peixes-aranha são considerados comuns em regiões costeiras do Reino Unido, bem como em outras partes do Mar do Norte e no Oceano Atlântico leste.