Sem acordo fechado, Trump diz que Ucrânia e Rússia caminham para o fim da guerra

Embora um acordo não tenha sido totalmente fechado entre as partes, o presidente dos EUA afirmou que a Rússia tem vontade de encerrar o conflito

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (28) que acredita que a guerra entre Rússia e Ucrânia está próxima do fim. O republicano se reuniu com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Flórida, para discutir um acordo que encerre o conflito.

Embora Trump tenha afirmado à imprensa que a conversa entre os dois foi “excelente” e, mais cedo, antes do encontro com Zelensky, tenha usado termos semelhantes para descrever uma ligação telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, as duas partes ainda não chegaram a um consenso.

A jornalistas, o presidente dos EUA afirmou que houve “progresso”, sem dar mais detalhes.

Leia também

Ele disse que a Rússia tem interesse em encerrar a guerra, mas que ainda existem pontos “complexos” em negociação, especialmente relacionados ao controle territorial da região de Donbas, no leste da Ucrânia. Assim, embora o fim do conflito esteja “próximo”, segundo Trump, ele não deve ser resolvido em curto prazo.

O republicano afirmou ainda que conversou com líderes europeus, incluindo a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

O encontro com Zelensky foi organizado após uma conversa telefônica entre o ucraniano, Steve Witkoff — enviado de Trump para assuntos externos — e Jared Kushner, genro do presidente.

*** Matéria em atualização.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...