Trump diz que negociações entre Rússia e Ucrânia podem avançar, mas sem prazo definido

O presidente dos EUA afirmou que conversou com o líder russo, Vladimir Putin, horas antes da reunião na Flórida com Zelensky

Trump e Zelensky na última visita do ucraniano à Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (28) que a Rússia e a Ucrânia estão em “negociações finais” para a implementação da paz e o fim da guerra entre os dois países.

A declaração do republicano foi dada à imprensa, ao lado de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, na Flórida, pouco antes de uma reunião entre os dois para discutir o conflito com a Rússia, liderada por Vladimir Putin.

Leia também

Embora tenha dito que as conversas poderiam “avançar rapidamente”, Trump afirmou que não há um prazo estabelecido para fechar um acordo de paz que encerre a guerra.

Ele acredita que ambas as partes devem assinar um “forte” acordo de segurança para pôr fim ao conflito.

Conversa com Putin

Horas antes de se encontrar com Zelensky, Trump afirmou que teve uma “boa conversa” com Putin. Nas redes sociais, ele disse que a ligação telefônica com o homólogo russo foi “muito produtiva”.

Os dois haviam conversado pela última vez em outubro e concordaram em convocar uma cúpula em Budapeste. O evento, no entanto, foi cancelado por Trump, que afirmou que a reunião seria “uma perda de tempo”.

O encontro entre Zelensky e Trump na Flórida deve se concentrar em esforços para encerrar o conflito, em meio ao impasse sobre disputas territoriais e ao aumento dos ataques aéreos russos.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...