Os membros da tripulação da Agência Espacial dos EUA (Nasa) a bordo da Estação Espacial Internacional devem retornar à Terra nesta quarta-feira (14), informou o diretor do órgão, Jared Isaacman, após um problema médico não identificado forçar o retorno antecipado. Segundo ele, o astronauta afetado está em estado estável e a medida não é emergencial, mas sim uma decisão tomada por um “risco persistente”
“A Nasa e a SpaceX planejam desacoplar a Tripulação 11 da Estação Espacial Internacional a partir das 17h (horário do leste dos EUA) do dia 14 de janeiro, com um pouso previsto para a madrugada do dia 15 de janeiro, na costa da Califórnia, se as condições climáticas e de recuperação permitirem”, disse a agência em uma publicação no X, antigo Twitter.
Os quatro astronautas da Tripulação 11 da Nasa-SpaceX estão em missão desde 1º de agosto. Essas expedições normalmente duram cerca de seis meses, portanto, o retorno à Terra estava previsto para as próximas semanas. Os tripulantes são os astronautas americanos Michael Fincke e Zena Cardman, o japonês Kimiya Yui e o russo Oleg Platonov
De acordo com o administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya, esta é a primeira vez que eles realizam “uma evacuação médica controlada da espaçonave”, portanto, o feito é incomum para a agência.
Acompanhe a operação de retorno
A volta dos astronautas à Terra será transmitida ao vivo pela plataforma de streaming da agência, o Nasa+, no canal oficial do YouTube e pelo Amazon Prime. O pouso da equipe está previsto para 5h40 desta quinta-feira (15), no horário local, por volta de 8h40, do horário de Brasília.
Quarta-feira, 14 de janeiro
- 17h – Início da cobertura do fechamento da escotilha
- 17h30 – Fechamento da escotilha
- 18h45 – Início da cobertura da operação de desencaixe
- 19h – Desacoplamento
Quinta-feira, 15 de janeiro
- 4h15 – Início da cobertura de retorno
- 4h50 – Queima de desorbitação
- 5h40 – Aterrissagem na água
- 7h45 – Conferência de imprensa do retorno à terra
(Sob supervisão de Alex Araújo)