O natal dos filmes, das séries e propagandas são os famosos natais norte-americanos, cheio de suéteres, lareiras para aquecer o ambiente, bebidas quentes e comidas “pesadas”, até porque nesses países, dezembro é inverno. Do lado “debaixo” da linha do equador, países do hemisfério sul, como o nosso Brasil, vivem o verão quente que pede chinelo no pé, comidas leves e bebidas refrescantes.
O “problema” é que na maioria das vezes, as ceias brasileiras não acompanham o clima do próprio
Em entrevista à Itatiaia, o chef do restaurante Ladeira, em BH, Mateus Batista, dá dicas de como adaptar a ceia de natal para o calor de dezembro.
“Eu colocaria mais opções frescas e pratos crus, além de incorporar mais peixes. Quanto mais tropical, melhor! Sugiro investir em pratos frescos, grelhar peixes é uma boa pedida, mas eu gosto bastante de entradas feitas com peixes crus, temperados com limão ou tucupi, que é ácido e combina bem com o clima quente. Isso dá um toque brasileiro e deixa a ceia mais agradável, especialmente considerando que ficamos horas à mesa comemorando.”