Chef apresenta o ‘Arroz de frutos do mato: o prato extremamente mineiro’; conheça

O prato preparado pelo chef Reinaldo Mendes fez enorme sucesso no Festuris Gramado 2025

O ‘Arroz de frutos do mato’, criação do chef mineiro Reinaldo Mendes

Um dos pratos de maior sucesso do estande de Minas Gerais montado na 37ª edição da Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado – realizado no último fim de semana, no município de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi o “Arroz de frutos do mato”, classificado por seu criador, o chef Reinaldo Mendes, como “o prato extremamente mineiro”.

No evento, o estande mineiro ofereceu diversas atividades, entre elas, a preparação de refeições comandadas por chefs vindos do estado. Mendes, que preparou receitas que atraíram inúmeros visitantes e ajudaram a tornar o espaço um grande sucesso, conversou com a Itatiaia sobre sua criação, ensinando como prepará-la.

O prato foi sucesso absoluto no estande mineiro da Festuris Gramado 2025

História e composição do prato

O chef Reinaldo Mendes começou contando que a ideia surgiu há três anos, no final de 2025, quando seu restaurante, a Casa do Rei Bistrô, se associou à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e ele precisou criar um “prato da Boa Lembrança”. Então, ele quis trazer uma receita que fosse “extremamente mineira”.

“Fui pensando o que eu mais gostava na culinária mineira e juntei torresmo, ora-pro-nóbis, milho-verde, banana-da-terra, e resolvi fazer um arroz super temperado, cheio de ‘trupico’ mineiro. Peguei bacon, linguiça artesanal, linguiça de porco artesanal e defumada, outros tipos de linguiça, paio, calabresa, fiz um picadinho daquilo tudo, peguei uma carne de lata que produzo lá no restaurante e juntei nesse refogado”, contou ele.

E continuou:

“Claro que acrescentei cebola e alho, refogado de açafrão, páprica, coloquei uma cachacinha para soltar aquele fundinho e trazer sabor para o nosso arroz. Coloquei pimentão verde, pimentão vermelho, arroz, pus tudo para dar um cozimento e finalizei com torresmo, banana-da-terra, milho-verde e o ora-pro-nóbis”, completou.

Em seguida, precisou dar um nome ao prato e, ao ver aquele conjunto de ingredientes tipicamente mineiros, teve uma ideia.

“Sendo um arroz com grandes ingredientes mineiros, com tudo que eu mais gosto dentro da nossa cozinha, que é simples, que qualquer um consegue ter acesso, eu não queria fazer algo muito difícil, muito diferente, para que todo mundo pudesse encontrar isso até mesmo na própria despensa, no próprio quintal. Então daí surgiu o ‘Arroz de frutos do mato’, já que a gente não tem mar em Minas Gerais”, contou ele.

O chef Reinaldo Mendes preparou o prato ao vivo no Festuris Gramado 2025

Leia também

Possibilidade de mudanças

Reinaldo Mendes destacou, ainda, que se trata de um prato que permite mudanças e que ele mesmo costuma alterar a receita com determinada frequência.

“A ideia é testar novos sabores. Se eu trouxesse a banana-da-terra seria mais uma panela, mais um ingrediente. Então decidi fazer sem ela, aumentando o número do ora-pro-nóbis e do milho, ele veio de uma forma diferenciada, e deu super certo, o pessoal amou. Já servi também com uma reduçãozinha de rapadura com ervas, substituindo ali o adocicado da banana, e também deu muito certo. Cozinha é isso, e cozinha mineira principalmente. Você vai brincando com os ingredientes, testando”, explicou.

Segundo ele, a escolha de levar o prato para a feira foi justamente apresentar algo com a cara de Minas Gerais para pessoas de outros estados brasileiros e países.

“Eu tinha que trazer a nossa comida e apresentar para o país inteiro, até alguns lugares do mundo. Tem muitos outros países aqui nessa feira. Então, queria trazer o que para mim reúne os melhores ingredientes da comida mineira”, contou o chef.

O chef Reinaldo Mendes buscou unir alguns dos melhores ingredientes da comida mineira no prato

Além do Arroz de frutos do mato, o chef Reinaldo Mendes preparou outros três pratos durante o Festuris Gramado 2025: uma farofa de canjiquinha com diversas possibilidades de acompanhamento, um angu molinho com um guisado de galinha com Maria Gondó, além de uma canjiquinha cremosa finalizada com queijo minas meia cura, servida com carne de lata e ora-pro-nóbis.

O chef convida para saber mais sobre essas e outras receitas em seu Instagram e experimentá-las no seu restaurante, Casa do Rei Bistrô, que fica na Avenida Maria do Carmo, 250, Centro de São Joaquim de Bicas, pertinho de Belo Horizonte. Também é possível encontrar preparos no Destino Veredas.

O restaurante funciona de quarta a sábado, das 18h às 23h, e aos domingos, das 12h às 16h.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...