O modo de fazer o Queijo Minas Artesanal, que é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, virou tema de livro. Obra de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto, “Queijo Que Te Quero Minas – Produtores de Queijos Artesanais” será lançado no dia 26 de novembro, às 19h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
O livro percorre 10 regiões queijeiras de Minas e apresenta12 queijarias certificadas, além de trazer receitas culinárias à base de Queijo Minas Artesanal. A obra ainda é ilustrada com fotos, reunidas pelos autores que visitaram pessoalmente as queijarias.
A obra tem impressão de luxo, 248 páginas e textos bilíngues, em inglês e português. “Este livro não é apenas um guia, é um ‘pingo’ de alma deixado por mãos que conhecem o valor da paciência e da tradição. É o fruto mais saboroso de um mergulho profundo na cultura queijeira, um universo onde cada peça é um alimento, um ritual e um elo com os antepassados”, adiantam os autores.
Sobre os autores
Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção registram a cultura mineira há mais de 20 anos. “Queijo Que Te Quero Minas” é o décimo livro da dupla. Das nove produções anteriores, seis foram premiadas com o Gourmand World.
Foram 3 livros considerados os melhores do mundo em suas categorias, 2 vice-campeões e 1 em quarto lugar. Os dois já concorreram ao Jabuti, o maior prêmio literário do país.
Serviço
- Data e Hora: 26 de novembro de 2025, às 19h
- Local: Palácio da Liberdade
- Endereço: Praça da Liberdade, s/n, Funcionários, Belo Horizonte/MG