Ouvindo...

Feijão que não dá gases? Entenda como funciona manipulação genética para evitar este incômodo

Tecnologia estudada pela Embrapa pode ser lançada nos próximos anos

Grãos de feijão

Feijões geneticamente modificados para não provocar gases? A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolve uma pesquisa que tenta encontrar esta solução para o alimento.

Os cientistas responsáveis pelo estudo são Josias Correa e Rosana Vianello e o bolsista Dener Lucas dos Santos. Eles explicam que a maioria das pessoas sente incômodos provocados pelos gases por conta de um grupo de substâncias chamado rafinose, um tipo de carboidrato que não é digerido adequadamente pelo corpo humano.

Como funciona a modificação

Os cientistas da Embrapa conseguiram desativar dois genes produtores da rafinose através de uma ferramenta genética. Essa ferramenta é chamada CRISPR (sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas).

Investigando o padrão de expressões de genes, os estudiosos identificaram a rafinose e um outro oligossacarídeo de difícil digestão, a estaquiose. Com os “impostores” identificados, bastou a desativação.

“No caso de características relacionadas à qualidade tecnológica e nutricional de grãos, a técnica emerge como uma importante ferramenta para editar genes específicos e, com isso, realizar um melhoramento de precisão, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento de variedades mais atrativas para produtores e consumidores”, afirma Vianello.

A pesquisadora destacou a técnica CRISPR como revolucionária para a edição gênica. A próxima etapa do estudo, segundo a pesquisadora, é o avanço de gerações de plantas editadas com os respectivos genes desativados.

Quando será lançado?

Ainda não há uma data exata para lançamento dos “feijões antigases”, mas a previsão é que pode acontecer entre cinco a oito anos.

Enquanto essa nova “espécie” de feijões não está disponível, não precisa parar de comer feijoada, feijão tropeiro… há uma solução bem simples.

Para eliminar as toxinas do alimento, é necessário deixar o feijão de molho antes do cozimento. A hidratação dos grãos é capaz de liberar nutrientes que ficam presos no fitato - um composto que é bastante comum em grãos e sementes- e assim causar menos indigestão.

Leia também

Como fazer?

Lave os grãos em água corrente e deixe escorrer. Coloque mais água e deixe o feijão de molho por aproximadamente 12 horas antes do cozimento. Para essa técnica é necessário trocar a água do feijão mais uma vez.

Outra opção é levar o feijão em uma panela de água e esperar ferver, apagar o fogo, tampar a panela e esperar por uma hora. Por fim, escorra a água e pode cozinhar os feijões.

*Com informações da CNN Brasil


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.