Ouvindo...

Times

Pratos típicos do inverno brasileiro para comer durante o frio

Confira alguns pratos comuns e outros regionais para consumir durante a estação mais fria do ano

A mudança das estações do ano muitas vezes afeta nossos hábitos alimentares. No frio, por exemplo, tendemos a comer mais porque o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Esse gasto maior de energia nos leva a sentir mais fome que o habitual.

Da mesma forma, com a chegada do inverno, no dia 21 de junho, alguns pratos se tornam mais comuns nas mesas dos brasileiros.

Confira abaixo alguns para cozinhar e se preparar para a estação.

Leia também

Sopas e Caldos

Sopas e caldos fazem parte da culinária de inverno, tanto que vêm se tornado uma tradição no Brasil a realização de “festivais de sopas e caldos” com o início da estação mais fria do ano. A origem desses pratos é antiga, desde os tempos em que não existiam panelas.

Entre as sopas mais consumidas estão as de legumes, ervilha, feijão, cebola, canja, macarrão e capeletti. Por sua vez, entre os caldos, destacam-se os caldos de mandioca, feijão, galinha e o caldo verde.

Fondue

Para quem gosta de doces, o fondue pode fazer a felicidade durante o frio. O prato com chocolate aquecido e frutas é uma ótima pedida de sobremesa.

A versão original do fondue, com origem suíça, no entanto, é feita com queijo aquecido. Geralmente, utiliza-se uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud. Apesar de não ser um prato brasileiro, o fondue é muito consumido durante o frio no país.

Feijoada

Qual brasileiro não conhece a famosa feijoada? No inverno, o prato é uma ótima pedida.

A feijoada brasileira é feita com feijão-preto e vários tipos de carne de porco e de boi. Comumente, o prato é servido com farofa, arroz branco, laranja e couve, mas pode ter outros acompanhamentos.

Moqueca

Outro prato tipicamente brasileiro mais consumido no inverno é a moqueca, que também é chamada de muqueca ou poqueca. Típico dos estados do Pará, Bahia e Espírito Santo, o prato é um cozido de peixe.

A moqueca pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, ou carne e ovos de galinha.

Pinhão

O pinhão é o nome genérico dado a um conjunto de sementes de várias espécies das árvores pináceas. Os pratos com a semente são muito comuns no sul do país, especialmente no Paraná.

Símbolo do estado do Paraná, basta baixar as temperaturas e os curitibanos aparecem com uma panela de pinhão. Algumas cidades da região realizam, inclusive, festivais de pinhão.

Tacacá

Indo para a região Norte do Brasil, o tacacá é muito consumido em cidades como Belém, no Pará. O prato consiste em um caldo indígena prepara com goma de tapioca, camarões, mandioca, jambu e o famoso tucupi - uma espécie de molho feito com goma e pimenta.

* Sob supervisão de Lucas Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais