Ouvindo...

Times

Cidade mineira bate recorde de maior queijo do mundo

Recorde foi batido durante tradicional festa de município mineiro

A cidade de Ipanema, localizada no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, registrou, neste sábado (1), o recorde de maior queijo padrão do mundo. A marca de 2.780 quilos foi alcançada durante a realização da 14ª Festa do Queijo, mais importante evento do município.

O vice-governador Mateus Simões esteve na cidade e destacou a importância da Festa do Queijo de Ipanema no calendário de eventos de Minas Gerais. Para ele, o evento une dois dos principais potenciais do estado, a agropecuária e a gastronomia.

“Essa é uma festa muito bacana, que celebra, de uma só vez, duas das marcas mais relevantes de Minas Gerais. Por um lado, a sua produção da agropecuária. Por outro, temos a nossa cozinha, que é talvez a maior riqueza reconhecida de Minas Gerais”, celebra.

Leia também

28 mil litros

A empresa ‘Laticínio Dois Irmãos’ foi responsável por produzir o maior queijo do planeta. Foram utilizados 28 mil litros de leite, para produção de um queijo de 2,8 mil quilos, com o propósito de quebrar o recorde do ano passado.

Em 2023, o laticínio utilizou 26 mil litros, produzindo um queijo de 2,7 mil quilos. Para Matheus Nascimento, gerente do laticínio, todo ano eles tentam se superar para não deixar que o título de maior queijo do mundo saia de Ipanema.

“É muita responsabilidade, e a gente fica muito apreensivo, porque é um recorde que é nosso, mas a gente sempre busca bater ele mesmo. Por mais que a gente planeje tudo, fica ainda naquela ansiedade”, conta Matheus.

Neste ano, a cidade também quebrou outros recordes, como maior doce de leite, queimadinho e pão de queijo.

A Festa do Queijo

A Festa do Queijo de Ipanema acontece desde 2010. O objetivo era criar um evento de valorização e desenvolvimento agropecuário, uma vez que o município está situado em uma bacia leiteira importante para Minas.

O evento é gratuito, organizado pela Prefeitura Municipal de Ipanema, e conta com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Durante os dias de festa, há shows e partilha dos produtos (queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo) entre outras atrações.

* Com informações da Agência Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais