Ouvindo...

Times

Conteúdo Patrocinado

Festivais culturais imperdíveis de Minas Gerais

Eventos culturais em Minas trazem tradição e história para o público. Festivais que promovem criatividade e interações diferentes com a cidade também têm espaço garantido

oferecimento

Eventos culturais em Minas trazem tradição e história para o público. Festivais que promovem criatividade e interações diferentes com a cidade também têm espaço garantido.

Minas tem garantido seu lugar como um destino turístico importante no Brasil – e os números que indicam isso são do IBGE. Analisando um pouco mais a fundo o cenário cultural do estado, dá para entender porque o crescimento turístico avançou 103% acima da média nacional entre 2022 e 2023.

No estado conhecido pelo café, queijo, festa junina e montanhas, há espaço para muitas outras manifestações culturais.

A programação cultural no estado é vasta, permitindo que as visitas de turistas (e residentes) fiquem desconcentradas somente da capital. O interior mineiro tem um charme baseado em história e tradições que são celebradas e não perderam sua força com o passar do tempo.

Leia também

Festivais culturais para conhecer em Minas

Conheça alguns festivais com as melhores festas de Minas!

Belo Horizonte

Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)

O FIQ não precisa acontecer todo ano para fazer parte da programação cultural de BH. O evento, que acontece a cada dois anos, transforma BH na capital dos quadrinhos da América Latina. Autores, quadrinistas, ilustradores, coloristas, roteiristas e vários outros profissionais dos quadrinhos com renome nacional e internacional se reúnem para trocar experiências – entre si e com o público visitante.

O evento também atrai público por permitir uma aproximação maior entre os profissionais e os fãs de seu trabalho. A programação do festival também proporciona a possibilidade de ver o processo criativo dos artistas acontecerem em tempo real – como é o caso do Rabiscando o Compasso e o Duelo de HQs – eventos nos quais as obras são criadas no improviso.

Local: Belo Horizonte

Ano da primeira edição: 1999

Edição de 2024: 22 a 26 de maio, no Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 - Centro).

Virada Cultural

Embora seja um evento que possa ser considerado um pouco mais recente, a Virada já está integrada ao calendário cultural de BH. De acordo com balanço da Prefeitura de Belo Horizonte, a edição de 2023 contou com um público de 328 mil pessoas.

Durante 24h, a cidade inteira tem atrações concentradas em uma parte da cidade. Toda uma operação de trânsito diferenciada ajuda o público a andar mais a pé enquanto se desloca entre eventos – promovendo, assim, um novo jeito de interagir com a cidade.

A programação da Virada é gratuita, justamente com a proposta de popularizar atrações culturais para os mais diversos públicos. Cardápios diferenciados de restaurantes também integram a Virada.

Local: centro de BH

Ano da primeira edição: 2013

Edição de 2024: prevista para acontecer em agosto, mas ainda sem data oficialmente divulgada.

Congonhas

Festival da Quitanda

Quitanda é definida por algumas pessoas com “tudo que se come junto quando se está tomando café". Se você pensou em bolos, pães, broas, pão de queijo, biscoitos e doces variados, acertou.

O repertório de delícias é vasto, e não faltam atrações culturais para deixar o festival ainda mais animado: além das apresentações musicais de duplas locais, Alceu Valença também é presença confirmada na noite de sábado.

Em 2024, os visitantes vão ter que deixar um espacinho no estômago para aproveitar a noite de caldos, que acontece na sexta e sábado.

Local: Congonhas

Ano da primeira edição: 2002

Edição de 2024: entre 19 e 21 de maio.

Diamantina

Vesperata

A vesperata é um concerto a céu aberto. A definição pode ser simples, mas a beleza do espetáculo de Diamantina resultou no título de Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, concedido em 2016 em reconhecimento da importância da vesperata.

Músicos se posicionam nas sacadas dos casarões da Rua da Quitanda e tocam músicas de diferentes ritmos. Os músicos são regidos por um maestro que está no nível da rua, entre os admiradores do evento.

As apresentações, como não poderia deixar de ser, são acompanhadas por comes e bebes, e acontecem nos finais de semana de abril e outubro, duas vezes por mês. Em julho e agosto, meses mais movimentados na cidade, são três edições mensais.

Local: Diamantina

Ano da primeira edição: 1999

Edições de 2024:

  • Junho: dias 08 e 22
  • Julho: dias 06, 13 e 27
  • Agosto: dias 03, 17 e 31
  • Setembro: dias 14 e 28
  • Outubro: dias 12 e 19

Ouro Preto

Festival de Inverno

A primeira edição do Festival de Inverno aconteceu em 1967, em Ouro Preto, por iniciativa de docentes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Desde o princípio, o evento é baseado em programação cultural da mais diversa – sempre com várias apresentações musicais, de teatro, oficinas diversas (tambor, pintura, azulejos), eventos educativos em museus e igrejas da cidade, e palestras distribuídas por Ouro Preto.

Um tanto das tradições locais também integram o Festival de Inverno: é o caso dos cortejos religiosos e da sirenata das igrejas históricas.

Ainda não se tem muitas informações sobre a edição de 2024 do Festival: sabe-se que o tema é Transbordamentos e que o festival tem programação prevista entre 20 de junho e 20 de setembro.

A agenda de eventos vinculados ao Festival de Inverno também se estende para outros municípios, como Mariana e João Monlevade.

Local: Ouro Preto

Ano da primeira edição: 1967

Edição de 2024: programação oficial não divulgada. A previsão é que o Festival tenha eventos a partir do final de junho.

São Tiago

Festival do Café com Biscoito

Nada mais justo que um festival temático na Capital Mineira do Biscoito.

O festival atrai milhares de pessoas para degustar biscoitos caseiros e aproveitar a programação cultural.

Cada família participante do Festival tem sua própria receita e toque especial ao biscoito. Também são vendidos outros produtos típicos de padaria, como roscas, pães, e doces.

Mais do que uma festa de comes e bebes, o Festival do Café com Biscoito resgata o passado da cidade. São Tiago já foi uma das principais produtoras de polvilho de Minas. Diz-se que os tropeiros do Rio de Janeiro passavam por São Tiago a caminho do centro-oeste, e eram “tratados” com os biscoitos. A partir daí, a tradição foi sendo estabelecida.

Local: São Tiago

Ano da primeira edição: 2000

Edição de 2024: ainda não anunciada oficialmente. Nos últimos anos, a festa tem acontecido nos primeiros finais de semana de setembro.

Tiradentes

Festival de Cultura e Gastronomia

As ruas da cidade de Tiradentes são tomadas por amantes de boa comida e boa prosa. Para quem gosta de aprender, atividades educativas e preparações ao vivo são feitas por chefs profissionais. Para quem prefere menos de mão na massa e mais mão no garfo, basta escolher o seu restaurante de preferência e aproveitar o ambiente.

Outro diferencial do festival é proporcionar a presença de chefs de cozinha que vêm de diferentes gerações e especialidades, dividindo seus talentos com o público – seja por meio de palestras, aulas ao vivo, ou preparando pratos nos restaurantes.

O evento já é considerado um dos principais para os amantes de gastronomia de todo o Brasil.

Local: Tiradentes

Ano da primeira edição: 1997

Edição de 2024: a abertura é no dia 23 de agosto. O festival dura até 1º de setembro.

Mostra de Cinema

Um dos eventos mais tradicionais e que movimentam a cidade: a Mostra de Cinema de Tiradentes é uma grande celebração da produção cinematográfica e artística nacional.

O evento é considerado uma espécie de abertura do calendário audiovisual do país. Além das exibições de filmes em espaços públicos, nomes importantes e que ajudam a fazer o segmento audiovisual rodar no país também se reúnem para trocar experiências na Mostra.

Os filmes favoritos do evento também são escolhidos todos os anos por um júri. As categorias de avaliação incluem, além de formatos como longas e curtas, também filmes feitos por estudantes de cinema, destaques femininos na produção do filme, experimental e menções honrosas.

Local: Tiradentes

Ano da primeira edição: 1998

Próxima edição: em 2025, mas as datas oficiais não foram anunciadas. Em 2024, aconteceu entre 19 e 27 de janeiro.

Ainda dá tempo de visitar vários festivais autenticamente mineiros e aproveitar de camarote tradições importantes de Minas. Sempre acompanhe os canais de comunicação oficiais das cidades e festivais para se informar sobre alterações de última hora nos eventos.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais