Ouvindo...

Ipanema quebra o próprio recorde com um Queijo Minas Padrão de 2.727 quilos

O super queijo foi apresentado à população durante a Festa do Queijo e depois distribuído gratuitamente, junto com o maior doce de leite do mundo

O prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura com o governador Romeu Zema

Imagine um Queijo Minas Padrão com quase 3 mil quilos! Pois a iguaria pesando exatamente 2.727 quilogramas foi apresentada no último sábado (22), durante a tradicional Festa do Queijo, em Ipanema, no Vale do Rio Doce, com a presença do governador Romeu Zema. O recorde anterior era do próprio município com um queijo Minas Padrão de 2.453 quilos. A festa é organizada pela prefeitura com apoio de empresas locais e do Sistema Faemg/Senar.

O Laticínio Dois Irmãos ficou responsável pelo queijão que consumiu 26 mil litros de leite. Mas não foi só. Os organizadores também apresentaram o maior doce de leite do mundo com 1070 quilos, feito pela doçaria Nhá Nair que consumiu aproximadamente 2600 litros de leite e 670 kg de açúcar. O recorde anterior era de 873 quilos, em 2022.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, Célio Ribeiro Soares, a região possui uma importante bacia leiteira e o objetivo da festa é divulgar o trabalho dos muitos produtores de leite que sofrem com os desafios da atividade. “Valorizamos muito essa cadeia produtiva, tanto que temos dois grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de bovinocultura de leite, do Sistema Faemg. Queremos que os produtores tenham todo o apoio necessário para que continuem crescendo e produzindo cada vez mais e com mais qualidade”, disse.

Desfile em carro aberto

O queijo e o doce de leite desfilaram pelas ruas da cidade em carro aberto no sábado (22) e, em seguida, foram cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau. Para a pesagem do queijo e do doce de leite, a auditoria foi realizada pela empresa Rank Brasil.

“Ipanema é uma cidade que tem uma característica para o desenvolvimento do agronegócio muito forte. O sucesso dos nossos produtores reflete claramente no crescimento da produção leiteira e cafeeira de Ipanema” concluiu o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Governador Valadares, Luiz Ronilson Paiva.

(*) Com informações de Diego Souza do Sistema Faemg.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.