Ouvindo...

Valdir Barbosa | Europeus consideram ‘humilhação’ acordo de tarifas com os EUA

O tarifaço de Donald Trump dispara contra o próprio povo americano. Agora é o chocolate suiço que começa a valer 40% a mais no preço para o consumidor. Os preços altos do chocolate estão chegando também no Brasil! Confira com Valdir Barbosa…

Os preços altos do chocolate estão chegando também no Brasil! Confira com Valdir Barbosa…

Amigas e amigos do Agro!

Café e chocolate estão amargando a boca do americano com o tarifaço de Trump.

Não demora os novos preços do chocolate chegam por aqui. Na Europa o aumento já atinge a 40%, disparando na Polônia onde o consumidor paga mais caro.

Nos demais países há uma alta média de 21%, a exceção da Suécia que aumentou 28% e a Finlândia 26%.

Por tabela o consumidor americano também vai pagar mais caro com a nova tarifa Trump de 16% para o chocolate europeu, especialmente da Bélgica.

Se for da Suíça a tarifa é de 39%, tarifaço do Trump para a grande maioria dos produtos suíços, até para os relógios de luxo como o Rolex. Chocolate cada dia mais amargo nos Estados Unidos, assim como o café brasileiro!

A tonelada de cacau que custava 3 mil dólares a menos de 3 anos, hoje está na casa de 13 mil dólares.

Tudo em razão de mais uma quebra forte de safra do cacau na Costa do Marfim e Gana, maiores produtores do mundo, que foram castigados violentamente pelo clima nos últimos anos.

Europeus e a “humilhação” do tarifaço Trump

52% dos europeus consideram “humilhação” o acordo que pode ser assinado com os Estados Unidos e pedem a renúncia da presidente do Conselho Europeu, Ursula Von der Leyen.

Foram ouvidas na semana passada 5 mil e 300 pessoas pelo instituto francês Cluster 17. Entre os franceses 65% são contra o acordo. Na Espanha 56%, Itália e Alemanha 51%.

Hoje, em Estrasburgo, divisa da França com Alemanha está sendo apresentado o texto do acordo pela presidente Úrsula Von der Leyen bastante enfraquecida no comando do Conselho Europeu.

Se houver uma reviravolta no processo a França estará mais uma vez mostrando sua força, podendo interferir no pré-acordo com o Mercosul na defesa principalmente de sua agropecuária.

Itatiaia Agro

Valdir Barbosa

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.