Belo Horizonte conheceu, em uma cerimônia realizada no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), os vencedores da 23ª edição do Prêmio Gerdau de Gastronomia – Encontro Gastrô 2025, considerado uma das maiores premiações do setor no país.
A edição deste ano recebeu quase 240 mil votos do público, que escolheu os favoritos em 39 categorias, entre bares, restaurantes, padarias, cafeterias e profissionais da área, como chefs, sommeliers e maîtres. O evento reuniu cerca de 600 convidados.
Entre os vencedores, destaque para a Padaria Boníssima, que conquistou o troféu pela sétima vez consecutiva. As sócias Luísa e Natália Carneiro celebraram o reconhecimento. “É uma recompensa de todo o nosso trabalho diário, das dificuldades que enfrentamos. Contamos com um time de 400 pessoas, tudo feito com muito carinho, amor e dedicação”, disse Natália.
Leia também:
Importância para o setor
O presidente da CDL e do Sebrae Minas, Marcelo Souza Silva, destacou a força da gastronomia na economia da capital:
“É um setor que envolve uma grande cadeia, que vai dos serviços ao comércio, além de trazer alegria para as pessoas. O prêmio já é uma tradição, com credibilidade e prestígio.”O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, ressaltou a ligação entre gastronomia, cultura e paixão:
“A história da Gerdau passa pela paixão, algo que também define a gastronomia. Cozinhar, testar coisas novas, manter tradições — tudo isso conecta a cultura de Minas à nossa trajetória.”O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também participou da cerimônia e reforçou a relevância da premiação para a cidade, conhecida como capital dos bares e restaurantes:
“Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de quem atua nesse setor, com projetos como ônibus circulando até mais tarde. Hoje é um dia de celebrar e prestigiar a gastronomia de BH.”
Uma das inovações de 2025 foi a criação da categoria Bar de Vinhos, reflexo do crescimento desse mercado em Belo Horizonte.