Ouvindo...

12 alimentos com mais potássio do que a banana

Banana é conhecida por ser rica em potássio, mas outros alimentos também são fonte do mineral

Cachos de bananas em feira

O potássio é um mineral presente em todos os tecidos do nosso corpo e essencial para o bom funcionamento das células. Ele ajuda a manter os ossos fortes, contribui para a manutenção da pressão arterial saudável, garante o bom funcionamento dos músculos e ajuda a regular o sistema nervoso.

A quantidade ideal de potássio por dia varia, mas a recomendação geral é de cerca de 3.400 mg para homens e 2.600 mg para mulheres, segundo a Associação Americana do Coração.

Leia também

A banana é uma fruta amplamente conhecida por ser uma boa fonte de potássio. No entanto, uma banana média contém apenas 450 mg de potássio, uma quantidade moderada em comparação com outros alimentos.

Por sua vez, verduras de folhas verdes são ótimas fontes de potássio, assim como algumas frutas, raízes e até certos tipos de iogurte. Confira, abaixo, uma lista com 12 alimentos ricos em potássio:

  • Folhas de beterraba;
  • Acelga;
  • Inhame;
  • Abóbora-bolota;
  • Espinafre;
  • Jaca;
  • Goiaba;
  • Iogurtes desnatados e com baixo teor de gordura;
  • Pastinaca;
  • Batata-doce;
  • Kiwi;
  • Melão-cantalupo.

Benefícios do potássio

O potássio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, atuando principalmente na regulação da pressão arterial, na contração muscular e no equilíbrio de líquidos corporais.

A substância ajuda a neutralizar os efeitos do sódio, contribuindo para a redução da pressão arterial e a prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Também é fundamental para o funcionamento adequado dos músculos e do sistema nervoso, participando da transmissão de impulsos nervosos e prevenindo câimbras e fraqueza muscular.

Por fim, o potássio ajuda a manter o ritmo cardíaco estável, favorece a saúde óssea ao reduzir a perda de cálcio pela urina, melhora o desempenho físico, a disposição, e auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, favorecendo o uso eficiente da insulina.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia