O Google divulgou nesta segunda-feira (7) os assuntos mais pesquisados em 2023, incluindo os preparos gastronômicos que mais chamaram atenção. A lista de receitas mais buscadas na plataforma inclui alguns preparos brasileiríssimos - como o tacacá que viralizou na voz de Joelma, além de clássicos abrasileirados que tiveram origem em outras partes do mundo.
Confira as comidas mais pesquisadas no Google em 2023
5. Roast beef
A quinta comida mais pesquisada no Brasil aparece em uma versão em inglês, mas, traduzida, apresenta um velho conhecido: o rosbife. O preparo do prato de carne bovina tem origem na culinária inglesa e, normalmente, é uma versão assada de contrafilé, lagarto ou patinho, bem temperada com sal e pimenta do reino.
4. Temaki frito
Criado no Japão como uma forma de simplificar o sushi tradicional, o temaki consiste em arroz recheado com itens variados, como peixe cru e/ou legumes, enrolado no nori - a alga. Simples e rápido de fazer, ele foi criado para ser comido com a mão. No Brasil, o temaki ganhou versões como philadelphia, com cream cheese, e uma das mais pesquisadas do ano: temaki empanado e frito.
3. Salpicão de frango
Clássico do almoço e das festas de fim de ano, o salpicão de frango é uma das receitas queridinhas das famílias brasileiras. O preparo é bem simples: desfiar o frango cozido e misturar com ingredientes à escolha do chef, que podem incluir cenoura, milho, azeitona, batata palha, até uva-passa e maça para quem aprova o toque agridoce.
2. Bolo alagado
Seja “afogado” ou “alagado”, a receita que consiste em derramar uma calda de leite sobre a massa assada de bolo foi sucesso nas redes sociais. O preparo é inspirado no bolo tres leches (três leites, em português), clássico da culinária latino-americana no qual a massa pronta de pão-de-ló é embebida em uma mistura de leite, leite condensado e creme de leite.
1. Tacacá
De origem indígena, o tacacá pedido obrigatório no Norte do Brasil, especialmente no Pará. O prato típico da região Amazônica é composto por caldo de tucupi, goma de tapioca, jambu e camarão seco. Graças ao sucesso repentino de “Voando pro Pará", música lançada por Joelma em 2016, ele atiçou a curiosidade de boa parte do país e foi o mais pesquisado em 2023.