Ouvindo...

Anderson, do Molejo, precisa de doações de sangue; é possível doar direto para ele?

Campanha encabeçada pelo Molejo, grupo de pagode do qual Anderson é vocalista, pede doações em nome do cantor

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, em show do grupo de pagode

O cantor Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Rio de Janeiro, onde está recebendo transfusões de sangue. A banda e outros artistas têm divulgado, desde a última segunda-feira (22), uma campanha de doações em nome do artista, apesar do motivo da suposta complicação não ter sido divulgado.

Campanhas similares à realizada pelo Molejo para doações em nome de Anderson Leonardo, costumam ser comuns nas redes sociais. Apesar disso, realizar uma doação em nome de uma pessoa não significa que aquele sangue será utilizado no tratamento dela, conforme explicou a médica Priscila Rodrigues, coordenadora do Hemocentro de Belo Horizonte, à Itatiaia.

As doações são feitas para pacientes que, por diferentes razões, sofrem de quadros de anemia que tornam necessárias transfusões de sangue. “A pessoa usa o sangue que está no estoque e já está liberado”, relatou a especialista. “As doações são chamadas de doações de reposição, porque a gente pede que a família e amigos enviem doadores para repor esse estoque”, completou Rodrigues.

“Normalmente, o paciente recebe sempre do banco. Quando você doa, você está repondo para que outra pessoa use, não necessariamente para a pessoa que você veio doar”, esclareceu sobre as doações em nome de determinado paciente. No caso de Anderson, as doações são direcionadas a bancos de sangue do Rio de Janeiro e só podem ser realizadas na capital ou em Paraty.

Conforme explicado pela médica, a doação em nome de Anderson Leonardo não significa que, necessariamente, o sangue será recebido pelo cantor que trata um câncer inguinal, mas que irá para o banco sanguíneo. A razão das transfusões que o vocalista do Molejo tem recebido não foram esclarecidas pela equipe da banda, mas Claumirzinho revelou que o músico foi encaminhado à UTI para ter um “tratamento mais eficaz”.

Leia também

Saúde de Anderson

Em outubro de 2022, Anderson Leonardo relatou que foi diagnosticado com câncer na região inguinal e, em janeiro de 2023, contou estar curado. Em maio daquele ano, o artista foi diagnosticado novamente com câncer nesta área e, desde então, está em tratamento. A região inguinal fica na virilha, no encontro do final da barriga com o início da coxa.

No dia 27 de fevereiro, o cantor foi internado em um hospital particular do Rio de Janeiro, onde passou por imunoterapia e recebeu medicação para dores. No dia 13 de março, o vocalista do Molejo passou por um procedimento de bloqueio de plexo nervoso hipogástrico para dor.

No dia 19 do mesmo mês, o artista recebeu alta médica após 21 dias internado. Após deixar o local, ele gravou em estúdio e apareceu feliz em vídeos nas redes sociais. Porém, no dia 24 de março, cinco dias após a alta médica, ele foi levado novamente ao hospital. Segundo a assessoria do artista, Anderson necessita de “orações”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.