Deputada federal Roseana Sarney ganha alta após retirada de tumor em São Paulo

Parlamentar estava internada no Hospital Sírio-Libanês desde o início da semana; ela foi diagnosticada com câncer de mama em agosto de 2025

A deputada federal Roseana Sarney

A deputada federal Roseana Sarney (MDB), de 72 anos, recebeu alta nessa sexta-feira (13). Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o início da semana, onde passou por cirurgia para retirada de um tumor, que durou cerca de 5 horas.

A parlamentar está em casa, também na capital paulista, sob cuidados médicos.

Leia mais:

Roseana Sarney retirou o tumor na tarde dessa terça-feira (10). O procedimento faz parte do tratamento contra um câncer de mama do tipo triplo-negativo, considerado um dos mais agressivos da doença.

Câncer raro e agressivo

O diagnóstico do câncer de Roseana sarney foi em agosto de 2025, durante uma viagem a São Paulo para a realização de uma colonoscopia, quando a médica da deputada pediu, por prevenção, uma mamografia, que apontou o tumor.

Desde então, Roseana passou a usar as redes sociais para atualizar o estado de saúde e dar dicas de prevenção em relação à importância de descobrir casos de câncer em tempo hábil para recuperação.

Em entrevista à Itatiaia, por causa da campanha do Outubro Rosa, a médica Mirielle Nogueira Martins, oncologista do Instituto Mário Penna, explicou a variação do câncer de mama que acometeu Sarney.

O câncer de mama triplo-negativo é assim designado por sua característica de não ter receptores de estrogênio, progesterona e a proteína HER2, o que dificulta o tratamento por meio de terapia hormonal. A oncologista acrescentou que a característica agressiva deste tipo de tumor pode dificultar a descoberta precoce da doença.

Leia também

Alex Araújo é formado em Jornalismo e Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Já trabalhou em agência de publicidade, assessoria de imprensa, universidade, jornal Hoje em Dia e portal G1, onde permaneceu por quase 15 anos.

Ouvindo...