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BR-381: duplicação da Rodovia da Morte tem histórico de fracassos nos governos Dilma, Bolsonaro e Lula

Leilão marcado para esta sexta-feira (24) foi adiado por falta de interesse de construtoras

Leilão da BR-381 foi adiado mais uma vez

Leilão da BR-381 foi adiado mais uma vez

Guilherme Bergamini/ALMG

Aguardadas nas últimas décadas por moradores de mais de 20 municípios mineiros, as obras de duplicação da BR-381 tem um histórico de fracassos sob a responsabilidades de diversos ocupantes do Palácio do Planalto. A mais recente ocorreu nesta terça-feira (21): sem empresas interessadas, o leilão para concessão da rodovia marcada para a próxima sexta-feira (24) foi adiado.

O projeto de concessão previa entregar para a iniciativa privada a administração dos pouco mais de 300 quilômetros da rodovia, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na região Leste do estado. O Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval à proposta do governo federal em junho deste ano. O edital foi divulgado no mês seguinte. Na sequência, o Ministério dos Transportes marcou a data de 24 de novembro para a realização do leilão.

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Mas essa não é a primeira vez que um leilão para a concessão da BR-381 é frustrado. Em fevereiro de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o leilão foi adiado uma semana antes de acontecer. À época, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que trabalharia para aprimorar o edital.

No ano anterior, em 2021, o leilão havia sido marcado, primeiro para novembro, depois para o mês seguinte e, por fim, para fevereiro de 2022 - quando também foi cancelado.

Durante o governo de Dilma Rousseff, em 2014, as obras de duplicação foram licitadas e divididas em oito lotes. No entanto, apenas dois deles (que somam 60 km de extensão) avançaram. Os demais foram abandonados pelas empresas vencedoras da concorrência.

Nova previsão

Em nota, o Ministério dos Transportes relembrou que o leilão já havia sido adiado no passado e que trabalha, junto ao TCU para “criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado”. De acordo com a pasta chefiada por Renan Filho (MDB-AL), a expectativa do governo federal é levar o edital a leilão no primeiro semestre de 2024.

“O governo federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381, que, em virtude dos acidentes ocorridos nas últimas décadas, ficou conhecida como ‘Rodovia da Morte’”, diz trecho de comunicado divulgado pelo Ministério dos Transportes.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
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