O Ministério Público Federal em Minas Gerais está, desde março, investigando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) por u
O MPF - MG chegou a acionar a Procuradoria Geral da República para solicitar o Supremo Tribunal Federal (STF) o compartilhamento de informações da investigação criminal que ocorre na corte. Nesta sexta-feira (20),
“O MPF em Minas Gerais também investigação desde março de 2023 relativamente às notícias de um sistema de monitoramento de celulares de uma empresa privada e seria utilizado pela Abin. A ideia é que nessa investigação cível que ocorre aqui em Minas Gerais seja feito o compartilhamento de dados”, explicou o procurador Carlos Bruno Ferreira da Silva.
Ainda segundo o procurador, a Abin não está colaborando com a investigação realizada pelo Ministério Público Federal. Carlos Bruno contou à Itatiaia que solicitou informações aos menos duas vezes à agência, mas ela se negou a compartilhar informações sobre os servidores acusados de usar o sistema de espionagem.
“A Abin não está colaborando com a investigação cível realizada pela procuradoria regional do direito cidadão aqui em Minas Gerais, eles se recusaram a responder, dizendo só acatariam [o pedido] por meio de ordens judiciais. No primeiro momento, eles falaram que eles queriam que fosse enviado via PGR, e finalmente falaram que não responderiam ao MPF”.
A Abin declarou, em nota, que conduziu uma investigação própria para apurar as irregularidades no uso do programa, e confirmou que estão afastados os cinco diretores que estariam envolvidos na prática de espionagem.
Leia mais: