A ex-presidente do Brasil e atual chefe do banco dos países Brics, Dilma Rousseff (PT), irá se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em São Petersburgo. O encontro está previsto para acontecer na quarta-feira (26) às vésperas do Fórum Econômico Rússia-África marcado para quinta-feira (27) e sexta-feira (28), na cidade russa, segundo antecipou a Folha de S. Paulo.
A agenda ainda não consta no site do Kremlin. Entretanto, em documento publicado nessa segunda-feira (24), Putin criticou as sanções econômicas impostas à Rússia em meio à guerra com a Ucrânia. "[As sanções] dificultam muito a exportação de alimentos russos para os países em desenvolvimento e a logística de transporte, o sistema de seguros e as transferências bancárias”, escreveu.
A ida de Dilma à Rússia é uma sinalização de diálogo entre países que pertencem ao bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) diante do isolamento econômico de Putin após o início da guerra em fevereiro do ano passado. Sob outro viés, a viagem da petista a afasta da postura de neutralidade adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo próprio governo brasileiro diante do conflito.
A Itatiaia procurou o Itamaraty para conferir se a embaixada do Brasil em Moscou seguirá a agenda da ex-presidente Dilma Rousseff no país. Até o momento, não houve resposta.