Ouvindo...

‘Existem dois governos: o do presidente Lula e o da ministra Marina’, reclama senador aliado do Planalto

Senador Omar Aziz reclamou de divergências internas no governo federal e disse que é preciso que ministros conversem entre si: ‘Esse calo vai estourar’

Senador Omar Aziz cobrou maior harmonia do governo federal, entre Alexandre Silveira e Marina Silva

O senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, criticou as recentes decisões do Ibama e afirmou que o país tem dois governos: o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

“O que nos causa preocupação é que existem dois governos: o do presidente Lula e o do ministra Marinha. Isso está nos preocupando, não sabemos mais com quem tratar os assuntos. O que está acontecendo com o Amapá, vai acontecer com nosso estado (Amazonas)”, reclamou Aziz.

“Governo que não tem transversalidade não anda”, afirmou o senador. Ele alertou que o presidente Lula já teve problemas semelhantes, em seu primeiro mandato, com a ministra Marina Silva.

“Eu apoio o presidente Lula, mas sou claro que minhas posições políticas. Não vamos aceitar. Ele já teve um calo, em seu primeiro governo, com a Marina Silva, mas esse calo não tinha bolha. Desta vez, o calo tem bolha, e, se estourar, vai arder. Vai estourar nas pessoas mais humildes e nós não vamos aceitar isso. Nós temos que ter um governo, que precisa conversar entre si. É inadmissível que o Ibama dê uma decisão dessas para fazer prospecção. Não é autorização para explorar, não. É para pesquisar. É vergonhoso!”, disparou Aziz, em audiência realizada pela Comissão de Infraestrutura do Senado.

Omar Aziz afirmou que defende a população que vive na Amazônia e cobrou maior diálogo entre os ministérios do governo Lula.

“Nós temos que ter um governo, que precisa conversar entre sí. Parece que o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama é um governo, e o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras é outro governo. Como é que não conversa?” questionou Aziz.

A Petrobras anunciou que vai protocolar, ainda esta semana, um pedido para que o IBAMA reconsidere a decisão de negar a licença ambiental para a perfuração do poço exploratório na Foz do Amazonas. A decisão foi tomada após reunião realizada ontem, no Palácio do Planalto, que contou com representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Minas e Energia, além do IBAMA.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do clima, Marina Silva, participa, neste momento, de uma audiência na Câmara dos Deputados. A ministra foi convidada para tratar de diversos temas, incluindo os projetos da pasta para os próximos anos, e a polêmica envolvendo a decisão do IBAMA que rejeitou um pedido da Petrobras para conceder licença ambiental para a perfuração de poço exploratório na foz do Amazonas, em águas profundas do Amapá.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.