Ouvindo...

O que é buraco no coração? Filha de Maira Cardi e Arthur Aguiar recebeu diagnóstico

Cardiologista explica condição e detalha os principais sintomas.

Maíra Cardi e filha no hospital

Maíra Cardi, 41, compartilhou que a filha, Sophia Cardi Aguiar, 6 anos, foi diagnosticada com uma condição comumente chamada de buraco no coração. Em um vídeo, publicado nas redes sociais nessa terça-feira (18), a influenciadora explicou que a menina se queixava de dores no peito.

No vídeo, a ex-BBB mostra todos os exames que Sophia foi submetida, incluindo de sangue, ultrassom e outros. Confira o vídeo.

Leia também

De acordo com o doutor Augusto Vilela, o termo buraco no coração refere-se a defeitos congênitos, aqueles com qual o paciente já nasce, do septo cardíaco, comunicações interatriais (CIA) e interventriculares (CIV).

“A CIA é uma abertura anômala entre os átrios, enquanto a CIV ocorre entre os ventrículos. Essas comunicações anormais permitem o fluxo de sangue entre as câmaras do coração, podendo sobrecarregar o coração e os pulmões”, explica o cardiologista.

Filha de Maíra Cardi passou por exames

Sintomas

Ainda de acordo com o médico, os sintomas dependem do tamanho e da localização do defeito. Pequenos defeitos podem ser assintomáticos, já defeitos maiores podem causar:

  • Fadiga e cansaço fácil;
  • Falta de ar, especialmente durante esforço;
  • Infecções respiratórias frequentes (como pneumonias);
  • Crescimento e ganho de peso prejudicados em bebês e crianças;
  • Em casos mais graves, podem levar a arritmias e insuficiência cardíaca.

Diagnóstico

Maíra Cardi mostrou a filha passando por uma bateria de exames para chegar ao diagnóstico da condição. Segundo o doutor, os testes que podem ser feitos incluem: ecocardiograma, eletrocardiograma (ECG), raio-x de tórax, ressonância magnética cardíaca, tomografia ou cateterismo cardíaco.

“O ecocardiograma é o exame principal para identificar e avaliar a gravidade do defeito”, afirma. Sophia é filha da influenciadora com o ator, e também ex-BBB, Arthur Aguiar.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia