O tratamento da obesidade passa por uma revolução com o surgimento de novos medicamentos mais eficazes e com menos efeitos colaterais. Em entrevista ao programa Chamada Geral desta segunda-feira (6), o médico Otávio Santiago, especialista em emagrecimento, esclarece dúvidas sobre novas opções terapêuticas.
Segundo o médico, medicamentos antigos como a sibutramina, que afetavam a saúde mental, ficaram para trás. ‘Hoje em dia, são medicações pró-saúde, que vão ajudar na saúde e não têm esse efeito colateral dos medicamentos passados’, afirma.
Evolução dos medicamentos
O especialista explica a evolução das medicações, desde o Victoza e Saxenda, que tinham efeitos colaterais significativos, até os mais recentes como
‘O
Santiago esclareceu que o Mounjaro (tirzepatida) é uma medicação com efeitos colaterais mais brandos e efeito de emagrecimento mais potente. ‘Ela se assemelha a uma cirurgia bariátrica’, comparou.
O médico também alertou sobre o uso de suplementos sem orientação profissional. 'É muito importante não sair tomando essas cápsulas milagrosas encontradas na internet’, advertiu, ressaltando a importância de buscar um profissional de confiança.
Mudança de hábitos
Além da medicação, o especialista afirma que é fundamental a mudança de hábitos para o sucesso do tratamento. ‘Não é comendo menos que você vai emagrecer. É preciso comer os alimentos ideais em várias vezes ao dia’, orientou.
O especialista concluiu destacando a importância da manutenção do peso após o emagrecimento. ‘As pessoas às vezes perdem o peso e relaxam. É preciso seguir o novo hábito de vida’, finalizou, ressaltando que o tratamento da obesidade vai além da medicação, envolvendo uma mudança completa no estilo de vida.