A atleta brasileira Giovanna Boscolo, ex-atriz das Chiquititas, que possui uma doença neurológica rara, vai participar das Paralimpíadas, na França. As disputas ocorrem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro.
Leia também:
A jovem foi diagnosticada com ataxia de Friedreich e competirá na classe de pessoas com lesões cerebrais. O médico Fernando Freua, neurologista do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, explica o que é a doença e as consequências.
O que é
Segundo o especialista, a doença é geneticamente determinada quando um gene chamado FXN repete várias vezes letras do DNA, chamado de trinucleotídeo. A repetição dessas letras pode provocar a doença que provoca a incoordenação dos movimentos.
De acordo com Freua, a doença pode atingir pessoas em qualquer faixa etária, no entanto, o mais comum é atingir crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos.
Sintomas
Além disso, conforme o médico, os sintomas vão se agravando com o passar dos anos atingindo até outros órgãos como o coração. Inicialmente, ocorre dificuldade de executar movimentos simples como caminhar e marchar.
Tratamento
Embora a doença não tenha cura, mas existe tratamento, que deve ser feito de forma multiprofissional com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
O médico também que vai gerar as intervenções medicamentosas, conforme as necessidades e de acordo com os sintomas do paciente. Segundo o especialista, mais recentemente foi aprovada uma medicação específica para essa doença. Não é uma medicação que muda o curso da doença, mas que traz benefícios em escala de funcionalidade.