É muito comum ver em consultório pacientes repondo ferro, após algum profissional ter identificado anemia em seus exames. O grande problema de usar esse suplemento, sem investigar a causa da anemia, é que essa deficiência pode esconder um câncer de intestino ou estômago, sobretudo em pacientes acima de 45 anos.
Investigar o motivo
Costumo dizer que anemia por distúrbio de ferro é um sinal e não uma doença. Ou seja, ela esconde alguma ocorrência de saúde, ainda não identificada, que está gerando aquela situação. E que precisa ser encontrada.
Quando há baixa de hemoglobina, ferro ou ferritina nos exames, devemos perguntar algumas coisas para o paciente: “Como é sua ingestão de alimentos ricos em ferro?”. “Há sintomas de má absorção ou ocorrência de possíveis perdas de sangue?”.
Como está a qualidade de suas refeições?
Uma alimentação pobre em ferro pode ser a causa da anemia. Ou seja, a baixa ingesta de produtos de origem animal, como carne de boi, ovo, fígado de boi ou galinha, sementes de abóbora e girassol, peixes, feijão, entre outros, pode provocar esse distúrbio. Vegetarianismo, veganismo e alimentação de baixa qualidade podem ser motivos, nesse caso.
Sente-se mal após alimentar-se?
O segundo item a ser questionado é se o paciente apresenta problemas de indigestão. Sensação de inchaço e estufamento no abdome, arrotos, gases, dor na barriga, episódios de diarreia podem levantar a hipótese de doenças de absorção. Intolerância à lactose; doença celíaca ou distúrbios de glúten; gastrite do tipo atrófica (em que há diminuição de glândulas de absorção) e doença de Chron, entre outras, podem levar à anemia por ferro.
Discretas perdas de sangue podem esconder câncer
Algumas vezes, o sangramento nem é visível, sendo encontrado somente pelo exame de sangue oculto nas fezes. Esse tipo de perda pode estar relacionado a alguns carcinomas de estômago e intestino, sobretudo em pacientes maiores de 45 anos. Pólipos intestinais, que podem ser um pré-câncer, também geram anemia.
Outras causas de perda
Entre as mulheres jovens, destacam-se as menstruações intensas ou muito prolongadas. Muitas vezes, há perdas significativas, com necessidade de uso de absorventes noturnos durante o dia, por conta da intensidade do fluxo de sangue. Mas, como isso se repete mês após mês, a mulher se acostuma e acha o processo normal.
Tive um caso de um paciente com hemorroidas e sangramento prolongado, sem perceber que isso era a causa de seu cansaço e desânimo. Também há a verminose como possível causa.
Sintomas de anemia
Então, fica o alerta. Quando alguém apresentar anemia relacionada ao distúrbio de ferro, é fundamental saber o porquê! Diante do aparecimento de cansaço, fadiga, sensação de fraqueza, dores nas pernas, pele e mucosa dos olhos descoradas, investigue se é anemia por falta de ferro e encontre, junto ao seu médico, qual a causa dela.