Muito comum entre os jovens, a tatuagem normalmente é feita por quem deseja eternizar algo ou alguém na própria pele. Também há aqueles que fazem ‘por estilo’ ou por simplesmente achar um desenho bonito. Independente do motivo, é necessário entender que o procedimento feito com agulhas requer cuidados antes e depois de concluído, já que a intervenção na pele pode provocar inflamação no local da tatuagem.
Para entender melhor os sintomas de tatuagem inflamada e os cuidados que devem ser tomados, a Itatiaia conversou com o médico dermatologista Lucas Miranda, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
É normal tatuagem inflamar? O que fazer?
‘A normalidade é que aconteça um certo grau de vermelhidão, inchaço e dor nos primeiros dias após a tatuagem, mas sintomas severos ou prolongados não são normais e podem indicar inflamação ou infecção’, explica o médico.
Apesar de algumas pessoas poderem ter reações alérgicas à tinta ou aos cuidados pós-tatuagem, a rejeição completa do procedimento é rara.
Após o ‘diagnóstico’ que houve inflamação na tatuagem, a primeira coisa a se fazer é consultar um dermatologista. ‘Deve-se manter a área limpa e seca, fazer uso de pomadas ou cremes recomendados pelo tatuador, e pelo dermatologista, evitar coçar ou tentar remover crostas’, cita o médico.
A inflamação pode ser causada por tintas de baixa qualidade, práticas inadequadas de esterilização ou técnicas de tatuagem impróprias. Por isso é fundamental escolher um estúdio e um tatuador com boa reputação e práticas de higiene rigorosas.
Mas é importante ressaltar que a inflamação pode não ter nada a ver com isso, mas sim com uma resposta inflamatória natural do corpo; cuidados inadequados pós-tatuagem gerados por exposição ao sol, submersão da tatuagem em água (piscinas, banheiras, água do mar), tocar a tatuagem com as mãos sujas ou não aplicar os produtos recomendados para a cicatrização; reações alérgicas à tinta; fricção ou o trauma na área tatuada, como esbarrões ou arranhões; ou condições de saúde pré-existentes como diabetes ou problemas de pele.
Principais sintomas que indicam inflamação
A inflamação de uma tatuagem pode ocorrer por diversos motivos e é importante estar atento aos sinais e sintomas para garantir uma cura adequada e evitar complicações.
Entre os principais sintomas, segundo o dermatologista, estão:
- Vermelhidão na área tatuada que se estende além dos contornos da tatuagem;
- Área tatuada mais quente que as áreas circundantes;
- Inchaço excessivo ou que tenha se expandido;
- Dor que piora com o tempo ou que seja desproporcional ao esperado para a cura normal;
- Presença de secreção amarelada ou esverdeada;
- Febre.
Cuidados antes e depois
Antes de fazer a tatuagem é necessário pesquisar para realizar um procedimento seguro. ‘Escolha um estúdio limpo e licenciado, verifique a experiência do tatuador, e discuta qualquer preocupação de saúde ou alergias’, exemplifica o especialista.
Depois do procedimento é fundamental seguir as orientações de cuidados pós-tatuagem fornecidas pelo tatuador. Entre eles, Lucas destaca: manter a área limpa e hidratada; evitar exposição solar direta e não submergir a tatuagem em água.
‘Ao sinal de qualquer alteração negativa é fundamental procurar médico dermatologista para fazer uma análise clínica da pele do paciente’, reforça Miranda.
Efeitos colaterais da tatuagem
É normal sentir um desconforto leve e mal-estar nos primeiros dias após fazer uma tatuagem, mas sintomas severos como febre ou mal-estar generalizado exigem atenção médica.
Além da inflamação, outros efeitos colaterais podem incluir prurido (coceira), descamação e, em casos raros, cicatrizes ou alterações na pigmentação da pele.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.