Zema perde prazo e Assembleia promulga lei de cotas raciais em concursos públicos

O presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), promulgou a lei que destina, no mínimo, 20% das vagas em concursos públicos estaduais para pessoas pretas e pardas

Sede do Poder Executivo de Minas Gerais.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), promulgou a lei que destina, no mínimo, 20% das vagas em concursos públicos estaduais para pessoas pretas e pardas. A promulgação foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário Oficial pelo Legislativo, já que o governador Romeu Zema (Novo) perdeu o prazo legal de 15 dias úteis — que venceu na última sexta-feira (16) — para se manifestar, por meio de sanção ou veto, sobre a proposta.

Com a omissão por parte do Executivo, a promulgação coube ao chefe do Poder Legislativo. A norma, de autoria das deputadas Andréia de Jesus (PT), Leninha (PT) e Beatriz Cerqueira (PT), foi aprovada em definitivo na Assembleia em dezembro do ano passado.

Segundo o texto, os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a classificação no concurso. Aqueles que forem aprovados dentro do número de vagas oferecidas na ampla concorrência não serão computados para efeito de preenchimento das vagas reservadas.

Leia também

Em caso de desistência de candidato negro aprovado em vaga reservada, esta será ocupada pelo candidato negro posteriormente classificado. Caso não haja número suficiente de candidatos negros aprovados para ocupar as vagas reservadas, as remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e preenchidas pelos demais aprovados, obedecida a ordem de classificação.

Ainda na hipótese de empate na classificação das vagas reservadas, serão aplicados, para o desempate, os critérios previstos no edital do certame para as vagas destinadas à ampla concorrência.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...