Ouvindo...

Veto parcial de Damião à comemoração do aniversário do Barreiro é mantido na Câmara de BH

A lei foi sancionada em setembro deste ano pelo prefeito, mas com veto ao artigo que obrigava o Executivo a realizar atividades como eventos, feiras e caminhadas para celebrar a data

Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Os vereadores de Belo Horizonte votaram, em turno único, nesta segunda-feira (3), a favor da manutenção do veto parcial do prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil), ao Projeto de Lei (PL) que instituiu o Dia Municipal e o Mês Municipal de Comemoração do Aniversário do Barreiro.

A lei foi sancionada em setembro deste ano pelo prefeito, mas com veto ao artigo que obrigava o Executivo a realizar atividades como eventos, feiras e caminhadas para celebrar a data, fixada no dia 3 de agosto — quando a Fazenda do Barreiro foi formalmente demarcada.

Leia também

Na justificativa, Damião alegava inconstitucionalidade do trecho, uma vez que, segundo ele, a proposta adentra “claramente na esfera das atribuições de órgãos da administração pública ao criar obrigações para os órgãos do Poder Executivo”.

Em plenário, nesta segunda-feira, o veto recebeu 38 votos favoráveis ao veto da prefeitura, incluindo dos autores da proposta — a vereadora Iza Lourença (PSOL) e os vereadores Helton Junior (PSD), Professor Juliano Lopes (Podemos) e Wanderley Porto (PRD).

Áreas de Revitalização Compartilhada

A Câmara também aprovou, por 34 votos favoráveis, o PL 196/2025, que cria Áreas de Revitalização Compartilhada (ARC) e concede incentivo fiscal para projetos que buscam revitalizar áreas degradadas da capital mineira. O texto, que tramita em primeiro turno, é assinado pela vereadora Marcela Trópia (Novo) e outros nove parlamentares.

A proposta prevê que os projetos de revitalização devam atender demandas locais, identificadas pela comunidade, relacionadas a âmbitos de segurança pública, infraestrutura e promoção do comércio. A criação das ARC seria feita a partir de um edital de chamamento público que deve conter as regras de adesão, valor máximo dos incentivos fiscais e também os critérios de prestação de contas.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.