Ouvindo...

Três reuniões discutem PEC 24 em segundo turno na ALMG nesta quinta-feira

Proposta que retira exigência de referendo para venda ou federalização da Copasa integra pacote ligado à adesão de Minas ao programa federal Propag

Reuniões discutiram a PEC do Referendo nesta quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Três reuniões em plenário foram realizadas nesta quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir, em segundo turno, a PEC 24/23. A proposta permite a desestatização ou federalização da Copasa sem necessidade de referendo popular.

Assim, quatro das seis reuniões regimentais que devem ser realizadas antes da votação já foram realizadas. A expectativa é que o número de sessões se esgote no início da próxima semana e o projeto seja colocado para votação até quarta-feira (5).

A medida integra o conjunto de ações do governo estadual voltadas à adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), criado pelo governo federal. O programa prevê condições especiais para amortização da dívida com a União, mediante uso de ativos estaduais.

Durante as discussões, deputados favoráveis destacaram a importância da proposta para viabilizar a entrada do estado no Propag, enquanto a oposição critica a retirada da exigência de consulta popular sobre a venda da companhia.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.