Saiba como é a ‘Papudinha’, para onde Bolsonaro foi transferido

Decisão do ministro Alexandre de Moraes determinou a transferência de Moraes para um anexo do complexo penitenciário da Papuda, em Brasília

Local é consideravelmente maior do que onde Bolsonaro estava preso na Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio é conhecido como “Papudinha”, destinado para detentos especiais e fica a poucos metros dos pavilhões para os presos comuns.

Em sua decisão, Moraes criticou as falas da família Bolsonaro, que reclamava das condições da sala de Estado Maior na superintendência da Polícia Federal em Brasília. Porém, o magistrado afirmou que a “ausência de veracidade nas reclamações” não impedem a transferência do ex-presidente para uma sala com “condições ainda mais favoráveis”.

A cela de Bolsonaro na Papudinha, segundo Moraes, permite aumentar o tempo de visita dos familiares, a realização livre de “banho de sol” e de exercícios a qualquer horário do dia, inclusive com a instalação de aparelhos de fisioterapia. A unidade é consideravelmente maior com uma área total de 64,83 m², ante os 12m² da sala da PF.

Ainda de acordo com Moraes, as acomodações ainda incluem cozinha, com a possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro com água quente, geladeira, armários, cama de casal e TV

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de liderança de organização criminosa; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito; golpe de Estado; dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Informações sobre a cela

  • 54m2 e 10m de área livre;
  • A capacidade do local é para quatro pessoas, mas será usada exclusivamente como Sala de Estado Maior para apenas um custodiado;
  • O espaço oferece geladeira, chuveiro com água quente, armários, cama de casal e TV;
  • São oferecidas cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia;
  • O banho de sol é feito na área externa da cela, permitindo inclusive a prática de exercícios físicos, com total privacidade e sem controle de horário;
  • Há posto de saúde com dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico.
Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...