O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), fez duras críticas ao governador Romeu Zema (Novo) durante discurso na cerimônia de apresentação das ações do Acordo do Rio Doce, na manhã desta quinta-feira (12), em Mariana.
Costa afirmou que Zema tentou pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a assinar um acordo de reparação que não contemplava as populações atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, em 2015.
“Em janeiro, logo depois da sua posse, o presidente Lula nos chamou e disse que nós deveríamos olhar com todo o carinho para fazermos o acordo de Mariana. Um acordo que inclua as populações atingidas, que atendam aos quilombolas e às comunidades indígenas afetadas. Nós relatamos as pressões, inclusive do governador deste estado, para que assinasse o acordo do jeito que estava. Mas o senhor disse que o acordo, do jeito que estava, não contemplava as populações atingidas”, afirmou o ministro da Casa Civil.
Antes de Costa,
Banana com casca
Rui Costa mandou dois recados diretos ao governador Romeu Zema e afirmou que, se ele “comer menos banana com casca e falar bobagens” terá mais tempo para cuidar do povo mineiro.
“Quero chamar os deputados e prefeitos, é importante monitorar e acompanhar, aqui vai precisar trabalhar muito. Comer menos banana com casca e trabalhar pelo povo de Minas Gerais”, afirmou Rui Costa.
Em fevereiro deste ano,
Durante seu discurso, o ministro confundiu Minas Gerais com o Rio Grande do Sul ao falar sobre os recursos já gastos pela Fundação Renova e cobrou transparência sobre os gastos executados até o momento.
“Os R$ 38 bilhões que já foram executados e é inacreditável o que foi feito com tanto dinheiro nesse estado do Rio Grande do Sul .. desculpe, é que vim do Rio Grande do Sul. Eu vi um vídeo malicioso, de má fé e desonesto do governador, que ao fazer crítica a essa instituição nada tem a ver com ela. Nunca vi tanto dinheiro desperdiçado. Não vi nenhuma planilha de prestação de contas desse dinheiro. Quero dizer ao governador que até a chegada do presidente Lula ele estava calado. Vamos trabalhar governador, se diminuir o tempo que o senhor gasta fazendo vídeo, falando bobagens e comendo fruta com casca, o senhor vai ter mais tempo para cuidar do povo de Minas”, disse o ministro Rui Costa.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a assessoria do governo Zema, caso o governador queira rebater as críticas que recebeu dos ministros de Lula, mas até o momento não houve retorno.