O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), ironizou o governador Romeu Zema (Novo) durante
Ao encerrar seu discurso, Messias leu o poema “Janelas”, da poetisa mineira Adélia Prado, e, sem citar Zema, alfinetou o governador dizendo que ele não conhece o próprio povo.
“Sabe de quem é esse poema? Adélia Prado, uma grande mineira. Uma salva de palmas para Adélia Prado. Tenho orgulho de vir a Minas Gerais, terra de Adélia Prado, ganhadora do Prêmio Camões, ler esse poema Janelas e dizer que o senhor está reabrindo as janelas do povo de Minas Gerais. Agora, tem governante de Minas Gerais que não conhece seu povo, que não conhece Adélia Prado”, afirmou Messias, que ganhou um abraço de Lula logo após alfinetar Zema.
Em 2023, durante um podcast gravado em Divinópolis, cidade natal de Adélia Prado, Zema recebeu de presente um livro da poetisa mineira. O governador folheou o livro, agradeceu o presente e perguntou: “Ela trabalha aqui?”.
A pergunta gerou constrangimento no apresentador, que respondeu: “A Adélia Prado né, que é essa escritora muito famosa de Divinópolis”.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a assessoria do governador Romeu Zema, caso ele queira rebater as críticas que recebeu no evento do governo Lula, mas até o momento não houve resposta.