Estimativas feitas pela equipe de trabalho do projeto do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte apontam que os trechos mais movimentados da futura rodovia devem receber cerca de 25 mil veículos por dia, com destaque para caminhões e outros veículos pesados. A informação é do diretor-presidente da Rodoanel S.A., Celso Paes Júnior.
Ele estima ainda que o volume de veículos deve reduzir o fluxo no Anel Rodoviário, que atualmente recebe cerca de 110 mil veículos por dia em toda sua extensão. Os números atenderam as previsões iniciais do projeto da via.
A fala ocorreu durante painel sobre mobilidade urbana e integração metropolitana, durante a InfraBusiness Expo, que acontece no Expominas, região oeste de Belo Horizonte.
O projeto do Rodoanel foi anunciado em 2021 e visa criar um traçado que retire carretas e caminhões da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Rodoanel terá uma extensão de cerca de 70 km e será dividido entre as alças Norte e Oeste, beneficiando as cidades de Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
A previsão de início das obras é para 2026, e questões ligadas ao licenciamento ainda são resolvidas.