Reitor do IFMG vê ‘desejo’ da prefeitura para construção de novos campi em BH

O reitor, professor Rafael Bastos, no entanto, ponderou que a instalação de um novo campus depende de critérios e demandas avaliadas pelo MEC

Rafael Bastos, reitor do Instituto Federal em Minas Gerais.

O reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Rafael Bastos, afirmou à Itatiaia que “vê o desejo” do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), em construir novos campi da instituição na capital mineira.

Nesta terça-feira (7), em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), não descartou a possibilidade de um novo IFMG ser instalado em BH. Atualmente, a cidade, que ainda não contava com um campus, terá seu primeiro construído na região do Barreiro.

Em setembro deste ano, no entanto, o prefeito, durante uma agenda com o presidente Lula (PT) na capital federal, pediu publicamente ao governo federal mais uma unidade para a cidade — que seria construída no Aglomerado da Serra.

Leia também

Em entrevista, o reitor disse que o Instituto tem acompanhado os anúncios do governo federal — que tem como meta alcançar o número de mil IFs até o fim do mandato, em 2026 — e que muitas cidades “desejam” receber uma unidade da instituição. “Toda cidade tem esse desejo. O IF é um importante instrumento de transformação social, é uma política muito forte. Já presenciei, em diversas ocasiões, esse desejo por parte do prefeito Álvaro Damião”, afirmou.

Segundo Bastos, no entanto, a instalação e a viabilidade de um novo campus precisam estar alinhadas aos critérios do Ministério da Educação que, de acordo com ele, irá “verificar as condicionantes e as demandas”. “Nós, enquanto IFMG, temos que ficar atentos a esses movimentos e, obviamente, aguardamos que realmente consigamos a construção de uma nova unidade, que envolve uma série de requisitos a serem atendidos dentro do próprio MEC”, completou.

O reitor afirmou ainda que o IFMG está aberto a participar do diálogo com o Ministério da Educação e com a Prefeitura de Belo Horizonte para discutir pontos importantes relacionados à construção da educação profissional e tecnológica.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...