Ouvindo...

Avaliação do governo Lula chega ao melhor patamar desde 2024, aponta Quaest

Quanto à percepção sobre os resultados do governo, 25% consideram que Lula está se saindo melhor do que o esperado, 45% acham o contrário e 28% avaliam de forma intermediária

O presidente Lula (PT) volta para o Brasil após participação na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), revela que 33% dos brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva como positivo, enquanto 37% consideram a gestão negativa. O resultado aponta um patamar não registrado desde dezembro de 2024, e indicando a melhor avaliação do do governo Lula em 2025. Outros 27% classificam o governo como regular, e 3% não souberam responder.

Foram realizadas 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios de todas as regiões do país entre os dias 2 e 5 de outubro. A aprovação ao trabalho do presidente chegou 49%, contra 48% de desaprovação, confirmando o empate dentro da margem de erro.

Leia também

O levantamento mostra que o governo apresenta melhor desempenho no Nordeste (62%), entre eleitores com ensino fundamental completo (59%) e aqueles com renda de até dois salários mínimos (54%). A desaprovação é mais alta entre eleitores evangélicos, alcançando 63%.

Quanto à percepção sobre os resultados do governo, 25% consideram que Lula está se saindo melhor do que o esperado, 45% acham o contrário e 28% avaliam de forma intermediária. Em relação às promessas de campanha, 32% dos eleitores acreditam que o presidente tem cumprido, enquanto 63% discordam.

Sobre o cenário nacional, 30% percebem mais notícias positivas, contra 46% que apontam predominância de notícias negativas. O índice de brasileiros que acreditam que o país segue na direção certa é de 36%, e 56% consideram que está no caminho errado.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio