Uma comissão formada por lideranças da região do Barreiro e representantes do Ministério da Educação (MEC) visitam nesta quinta-feira (16) uma área que pode vir a ser a sede do
Moradores do Barreiro estão apreensivos à espera da definição do local onde será construída unidade do IFMG e, desde o anúncio da construção de uma sede do Instituto em Belo Horizonte, se mobilizam para trazer o empreendimento educacional para a região.
Entenda:
Coordenador do Movimento Pelo
“A gente tem vindo de uma sequência de reuniões com a prefeitura, com a reitoria do IFMG e, nesta quinta, temos uma visita técnica com a área de engenharia do MEC, a reitoria e outras autoridades, como o deputado Rogério Correia, que é membro da Comissão de Educação e autor desse requerimento. Vamos estar acompanhados de vereadores e lideranças da região e a ideia é que a área de engenharia do MEC possa olhar para esse local que foi indicado pela prefeitura e ver que ali tem as condições para ser construído aquele Instituto. É um lugar muito bom, em frente ao Hospital Metropolitano, em área que passa quase todo o transporte público do Barreiro. Então, a gente vê com bons olhos a indicação do lugar”, afirmou.
Terreno onde funciona Clube dos Engenheiros da Sudecap poderá sediar unidade do IFMG de Belo Horizonte, no Barreiro
Ainda de acordo com Glênio Martins, a instalação de uma unidade do IFMG no Barreiro pode ser responsável pela construção de um ecossistema que une a educação e vocação para o trabalho na região.
“Nossos estudantes poderão ter a oportunidade de estudar próximo de casa, de seguir a carreira acadêmica, de ter acesso a um curso técnico, de ensino superior, de pós-graduação. E a outra vantagem é aquecer a economia da região, além de possibilitar a união do mundo do trabalho — o Barreiro tem mais de 400 indústrias — com o mundo da educação e fazer um ecossistema que gira e um retroalimenta o outro”, complementa.
Outras lideranças da região também endossam o pedido, como Exupério da Silva.
“Para mim, eu acho muito importante para que as pessoas, os jovens que estão estudando e precisam se formar e, hoje, sem formação fica igual a mim, ganhando salário mínimo. Então, a gente luta. Eu tenho neto, tem as pessoas muito hovens na região do Barreiro”, defende.
“Há 10 anos nós estamos aí, reivindicando esse IF no Barreiro e precisamos de uma resposta. Que esse IF venha para o Barreiro, vai ajudar muito a nossa comunidade”, espera a moradora Belinha Mendes.
Quem também participa das tratativas é a coordenadora regional Barreiro da prefeitura de BH, Lidiane Monteiro, que diz ter boa expectativa para que o local atenda às exigências técnicas do Ministério da Educação.
“A expectativa é boa, a área é da PBH e hoje funciona o Clube da Sudecap, vamos verificar a área, se atende a questões técnicas exigidas, do licenciamento. Caso a área não seja escolhida, a gente vai correr atrás de outras o mais rápido possível”, diz.
Os Institutos Federais oferecem vagas no Ensino Médio, aliada à educação profissionalizante. Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é que a nova unidade do IFMG em BH — que pode, ou não, ser instalada no Barreiro — receba até 1.400 alunos.
A expansão do IFMG faz parte da estratégia do Ministério da Educação, que quer construir mais de cem novas unidades em todo país até o final de 2026. Em Minas Gerais está prevista a construção de oito novas instituições, sendo uma em BH. As outras unidades ficam nas cidades de Bom Despacho; Caratinga; João Monlevade; Itajubá; Minas Novas; São João Nepomuceno e Sete Lagoas.