A “disputa” entre Barreiro e Buritis pela tarefa de sediar o campus Belo Horizonte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) ganhou novo capítulo nessa sexta-feira (22). O deputado estadual Betão (PT), defensor de que a unidade educacional seja instalada no Barreiro, foi até o reitor do IFMG, Rafael Bastos, para tratar do assunto.
Betão tenta articular, junto ao governo federal, o uso de um terreno na Avenida Afonso Vaz de Melo. O espaço é de propriedade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Paralelamente, há outra possibilidade à mesa:
“Foi um encontro muito importante para o nosso mandato reforçar a luta em defesa de uma região fundamental para Belo Horizonte e, também, entender a realidade dos IFMG de Minas Gerais”, disse Betão, ao comentar a defesa do Barreiro feita ao reitor.
A unidade de BH do IFMG compõe
Como já mostrou a Itatiaia, a possibilidade de ter o IFMG no Buritis é bem vista pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), um dos vice-líderes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional.
As oito novas unidades do IFMG farão com que a instituição ofereça aulas em 80 municípios mineiros.