Ouvindo...

Reforma administrativa: Câmara vai realizar Comissão Geral para debater projeto

Presidente da Casa, Hugo Motta, afirmou que o tema não pode mais ser adiado; Sessão deve acontecer no dia 3 de setembro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a Casa vai realizar uma comissão geral para debater a reforma administrativa.

O anúncio foi feito em uma postagem nas redes sociais. Segundo Motta, a comissão vai acontecer no dia 3 de setembro com o objetivo de abrir espaço para discussão ampla sobre o tema, considerado por ele uma das prioridades do segundo semestre.

“O Brasil precisa de coragem para enfrentar suas verdades. E uma delas é inescapável: o Estado brasileiro não está funcionando na velocidade da sociedade. A cada dia, a vida real cobra mais do que a máquina pública consegue entregar. E quando o Estado falha, é o cidadão quem paga a conta”, afirmou Motta na postagem.

Leia também

A Comissão Geral é uma sessão especial em que o plenário interrompe os trabalhos ordinários para discutir assuntos relevantes, permitindo a participação de representantes da sociedade civil.

Motta já havia colocado a reforma administrativa como um dos projetos que pretende deixar como um legado de sua gestão.

A proposta prevê a reestruturação das carreiras do serviço público e vem sendo analisada desde maio por um grupo de trabalho formado por 17 deputados, sob coordenação de Pedro Paulo (PSD-RJ).

O texto em discussão reúne 70 medidas organizadas em quatro eixos: estratégia, governança e gestão; transformação digital; profissionalização do serviço público; e combate a supersalários e privilégios.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.