Ouvindo...

Rafael Bastos é eleito novo reitor do IFMG em votação virtual

Docente do Campus Bambuí assume o cargo para os próximos quatro anos, liderando a instituição de ensino em Minas Gerais

Rafael Bastos é o novo reitor do IFMG

Rafael Bastos, docente e diretor-geral do Campus Bambuí, localizado na região centro-oeste de Minas Gerais, foi eleito como o novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A votação ocorreu de forma virtual no último dia 14 e contou com a participação de estudantes, professores e técnicos administrativos dos 18 campi da instituição, além da Reitoria, em Belo Horizonte. O resultado final foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 19, pela Comissão Eleitoral Central. Além da escolha do reitor, também foram eleitos os diretores de todas as unidades acadêmicas.

O processo eleitoral contou com a participação de quatro docentes que concorreram ao cargo de dirigente máximo do IFMG. Rafael Bastos obteve 34,82% dos votos da comunidade acadêmica, conquistando a maioria e garantindo sua eleição como reitor.

Rafael Bastos Teixeira, natural de Viçosa e com 40 anos de idade, é docente da Rede Federal desde 2008, quando ingressou no Cefet Bambuí, que posteriormente se tornou campus do IFMG. Ele é graduado em Zootecnia, possui mestrado e doutorado na mesma área, e realizou pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Embrapa. Além disso, é especialista em Gestão Pública. Rafael Bastos ocupou o cargo de diretor-geral do Campus Bambuí por dois mandatos consecutivos e estava à frente da unidade desde 2015.

No Campus Ouro Preto do IFMG, o diretor Reginato Fernandes foi reeleito. Tanto Rafael Bastos quanto Reginato Fernandes assumirão um mandato de quatro anos, de 2023 a 2027, com a responsabilidade de liderar as respectivas unidades acadêmicas e contribuir para o desenvolvimento da educação, ciência e tecnologia em Minas Gerais.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.