PT processa deputado do PL por insinuar ligação do partido com narcotráfico

A sigla pede ao deputado Paulo Bilynskyj o pagamento de R$ 30 mil por danos morais, alegando que o conteúdo publicado por ele viola os limites da liberdade de expressão

Paulo Bilynskyj, deputado federal pelo PL.

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação de indenização por danos morais na Justiça contra o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), após o parlamentar insinuar que a sigla teria associação com o narcotráfico na Venezuela, em vídeos publicados nas redes sociais no último sábado (5).

No processo, que tramita na 2ª Vara Cível de Brasília, o PT pede indenização no valor de R$ 30 mil, alegando que Bilynskyj ultrapassou os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar ao divulgar conteúdos considerados falsos e ofensivos ao partido.

Leia também

Segundo a sigla, o deputado “explorou uma tragédia de ampla comoção social para difundir uma narrativa sabidamente falsa e difamatória, sem qualquer lastro fático ou jurídico”.

Nas redes sociais, Bilynskyj afirmou que está sendo processado por “falar a verdade” e, em tom irônico, publicou um vídeo dentro de um carro elétrico.

Suposta relação entre Lula e Maduro

As postagens do deputado, alvo da ação do PT, foram publicadas após militares dos Estados Unidos capturarem e prenderem o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Nos vídeos divulgados por Bilynskyj, o parlamentar exibe fotos do presidente Lula (PT) ao lado de Maduro e afirma, sem apresentar provas, que o partido seria financiado pelo narcotráfico na América Latina.

Apesar de não ter reconhecido a vitória de Maduro nas últimas eleições venezuelanas, o governo federal condenou o ataque da Casa Branca à Venezuela.

Em nota, sem citar diretamente Nicolás Maduro ou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula afirmou que os bombardeios em território venezuelano e a captura do presidente ultrapassam os limites do aceitável e que os atos “representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela”.

O presidente também declarou que a ação dos militares norte-americanos remete aos piores momentos da interferência política na América Latina e no Caribe.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...