O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta segunda-feira (5) um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Naquela data, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, após não aceitarem o resultado das eleições presidenciais.
“No dia 8 de janeiro, nós precisamos fortalecer a democracia. Vamos realizar um ato simbólico aqui em Brasília”, afirma Lula na gravação publicada pelo partido.
No ano passado, o presidente participou de uma cerimônia em lembrança da data, que teve baixa adesão e não contou com a presença dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.
Como será o evento organizado pelo STF para relembrar os 3 anos do 8 de Janeiro Moraes viu tentativa de repetir 8 de janeiro ao decretar prisão preventiva de Bolsonaro
No vídeo, Lula também defende que os episódios não sejam esquecidos. “Eles querem que o 8 de Janeiro caia no esquecimento, e nós queremos que a sociedade não se esqueça nunca de que um dia este país teve alguém que não soube perder uma eleição”.
No domingo (4), o PT já havia convocado seus apoiadores a ocuparem as ruas e a Praça dos Três Poderes, local que foi alvo dos ataques em 2023.
A legenda decidiu, no mês passado, que passará a promover atos em memória do 8 de Janeiro. Dirigentes do partido defendem que a mobilização se torne uma tradição anual, com manifestações organizadas nas principais cidades de todos os estados.
O Supremo também programou um evento interno para marcar a data. A Corte exibirá um documentário sobre os atos, que causaram prejuízos estimados em R$ 12 milhões.