PT divulga vídeo de Lula convocando militância para ato no 8 de Janeiro

O presidente defendeu em vídeo que os episódios não sejam ‘esquecidos’

O presidente Lula durante a abertura da 6ª Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, no Palácio Itamaraty

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta segunda-feira (5) um vídeo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convoca a militância a participar, nesta quinta-feira (8), de um ato em memória dos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Naquela data, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, após não aceitarem o resultado das eleições presidenciais.

“No dia 8 de janeiro, nós precisamos fortalecer a democracia. Vamos realizar um ato simbólico aqui em Brasília”, afirma Lula na gravação publicada pelo partido.

No ano passado, o presidente participou de uma cerimônia em lembrança da data, que teve baixa adesão e não contou com a presença dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.

No vídeo, Lula também defende que os episódios não sejam esquecidos. “Eles querem que o 8 de Janeiro caia no esquecimento, e nós queremos que a sociedade não se esqueça nunca de que um dia este país teve alguém que não soube perder uma eleição”.

Leia também

No domingo (4), o PT já havia convocado seus apoiadores a ocuparem as ruas e a Praça dos Três Poderes, local que foi alvo dos ataques em 2023.

A legenda decidiu, no mês passado, que passará a promover atos em memória do 8 de Janeiro. Dirigentes do partido defendem que a mobilização se torne uma tradição anual, com manifestações organizadas nas principais cidades de todos os estados.

O Supremo também programou um evento interno para marcar a data. A Corte exibirá um documentário sobre os atos, que causaram prejuízos estimados em R$ 12 milhões.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...