O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou neste sábado (29) a filiação da
O partido vai realizar um evento de filiação no dia 9 de dezembro, na capital Porto Alegre. O anúncio marca o retorno de Manuela d’Ávila para a política partidária, após mais de um ano da saída do PCdoB por desentendimentos internos dentro da agremiação e críticas à atual situação da esquerda no país.
Em nota, d’Ávila ressaltou que seus “sonhos ficaram mais ousados”, ao afirmar que não se conforma com uma “realidade de desigualdade”. “Sinto que faço parte dessa corrente centenária que empurra a história rumo a um mundo mais justo. Por isso decidi me filiar ao PSOL”, escreveu.
A ex-deputada afirmou que encontrou no partido a mistura de um “compromisso profundo” com as mudanças estruturais e o “brilho das novas gerações”. Ela ainda afirma que o desafio é combinar uma “esquerda diversa” com a unidade necessária para “combater o fascismo”. “A partir do PSOL, estarei junto de todas e todos que enfrentam a ultra-direita e defendem o nosso povo e o nosso país”, completou.
Manuela d’Avila estava filiada ao PCdoB desde 2001. Em 2004, com apenas 23 anos, ela foi eleita a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre. Em 2006, foi eleita deputada federal. Em 2018, ela foi candidata a vice-presidente na chapa do atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), perdendo em segundo turno para